43ª edição do Concurso Leiteiro da ExpoZebu conta com 70 animais inscritos

Concurso Leiteiro

Agora é para valer, até o dia 3 de maio, cada ordenha, cada pesagem pode fazer a diferença e garantir ou não o prêmio de um dos mais concursos leiteiros mais disputados do Brasil.

“Tivemos seis ordenhas preliminares para padronização de todo o manejo e estruturação do que vai ocorrer de agora para frente. Pode ser que venham surpresas por conta do elevado potencial genético das raças zebuínas neste tipo de evento”, destaca Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite Max.

Este ano a 43ª edição do Concurso Leiteiro da 88ª ExpoZebu bateu recorde no número de inscrições. Pela primeira vez na história da competição, todos os pavilhões foram ocupados. Ao todo a prova conta com 54 animais da raça Gir Leiteiro, 10, da raça Sindi, e 6 exemplares da raça Girolando, totalizando 70 inscritos. “Isolamos totalmente o ambiente para que ocorra as pesagens de forma mais tranquila, pois é um momento de muita dedicação e preparação”, explica Mariana.

São 10 baterias oficiais, realizadas em três períodos diferentes, às 14h, às 22h e às 6 horas da manhã. E a grande responsabilidade desse trabalho fica sob as mãos dos ordenhadores que conhecem muito bem cada uma das estrelas inscritas para a prova.

São eles que cuidam delas desde bezerras, em cada fazenda por este Brasil. Sonhando com o momento de vê-las como rainhas do leite na maior feira mundial das raças zebuínas. “Para obter estas ordenhas é necessário fazer o trato no horário certinho e tirar o leite direitinho. Agora é esperar, pois se Deus quiser, teremos um bom resultado”, comenta o ordenhador, Douglas Ferreira.

Fonte: ABCZ

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?