Produzido pelo Instituto Biológico, o vídeo dá dicas importantes para se prevenir e combater carrapatos na pecuária leiteira

O carrapato é uma das principais preocupações dos pecuaristas, principalmente os de leite, por acarretar prejuízos sanitários e econômicos, que podem ser evitados com as orientações do vídeo “Controle de carrapatos em bovinos”. A iniciativa faz parte do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O vídeo aborda problemas como a transmissão do protozoário babesia e da bactéria anaplasma, causadores da chamada tristeza parasitária bovina – que pode levar o animal a uma anemia profunda ou até mesmo à morte. O material lembra ainda que o carrapato causa perda de sangue e diminui a produção de leite e carne. Uma infestação de 100 carrapatos em uma vaca, por exemplo, pode causar a redução de até 890 ml de leite por dia na produção.

“É importante o produtor saber qual é a melhor época para ele fazer o tratamento. Sabe-se que o carrapato ocorre ao longo de todo o ano. No entanto, na época de maior calor e maior umidade, a infestação fica maior”, explica a pesquisadora científica do IB Márcia Mendes, bióloga e doutora em Parasitologia. Assista ao vídeo.

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?