A Diretoria da Associação Brasileira de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) aprovou por unanimidade em reunião realizada na última quinta-feira, 12 de novembro, a transferência da sede da entidade para a Casa da Raça Holandesa na Cidade do Leite em Castro-PR. A nova sede fica cerca de 150 km de distância da anterior que era localizada em Curitiba, capital paranaense.
Para quem não conhece, a Cidade do Leite é o recinto onde a Cooperativa Castrolanda realiza anualmente o Agroleite, evento considerado a vitrine da tecnologia da cadeia leiteira na América Latina. O local é chamado assim pois ao passar pelo portal o que se vê é a estrutura de uma cidade. Avenidas, sobrados, praça central e canais com água transportam os visitantes a uma viagem pela Holanda, sua inspiração arquitetônica.
O Presidente da ABCBRH, Hans Groenwold, conta que a transferência é cogitada há alguns anos, desde que a cooperativa iniciou a construção das casas e sobrados da Vila Holandesa. Na época a sede ficava em São Paulo e depois foi transferida para Curitiba. Em 2020, devido a pandemia, um novo cenário surgiu. As reuniões, os trabalhos e o contato passaram a ser online, o que fez a diretoria perceber que nem sempre é necessário estar dentro da sede.
Como o superintendente da associação já estava trabalhando diretamente da casa da Cidade do Leite e o endereço alugadoem Curitiba vinha sendo pouco utilizado, a opção de transferência foi colocada em pauta. “Além do custo menor para a associação, o lugar é interessante e diferente de uma cidade grande. Queremos trazer mais movimento para a casa, um local para recebermos nossos associados”, comenta o presidente.