APCBRH/ABCBRH lançam o Índice de Transição de Vacas

Associacao da Raca Holandesa lanca novo indice

A ferramenta permite monitorar a saúde das vacas recém-paridas e o desempenho dos rebanhos leiteiros. Além disso, o TCI pode ser usado para monitorar o desempenho individual de vacas recém-paridas e, assim, formar um índice de rebanho

Associação da Raça Holandesa lança novo índice capaz de avaliar saúde e desempenho de rebanho

A Associação Paranaense e Nacional da Raça Holandesa (APCBRH/ABCBRH) acabam de lançar o Índice de Transição de Vacas (TCI). Criado pelo Prof. Ken Nordlund, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (EUA), agora está disponível para os Associados da Raça Holandesa no Brasil. A ferramenta permite monitorar a saúde das vacas recém-paridas e o desempenho dos rebanhos leiteiros. Além disso, o TCI pode ser usado para monitorar o desempenho individual de vacas recém-paridas e, assim, formar um índice de rebanho.

A disponibilização do índice aos produtores que fazem controle leiteiro dos seus rebanhos graças a uma parceria entre a APCBRH, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tudo isso sem cobrança adicional aos associados ou qualquer outra taxa. Para acessar, basta seguir o tutorial disponível no link no fim deste texto.

Como funciona

De acordo com Altair A. Valloto, Superintendente APCBRH, o TCI analisa o período de transição de vacas leiteiras, definido como o intervalo entre as três semanas anteriores e as três semanas seguintes ao parto. “Para isso, o índice usa dados de controle leiteiro e registro genealógico de forma a poder avaliar e monitorar este momento das vacas que é considerado crucial em suas vidas”, pontua Valloto.

Para chegar à metodologia do TCI, as equipes técnicas das associações e o Grupo de Leite da UFPR contaram com a coordenação do professor Rodrigo de Almeida. Ele explica que para aplicar o índice é preciso partir de uma estimativa para cada animal. “Estima-se uma produção de leite prevista para cada vaca recém-parida do rebanho, e esta produção estimada é baseada do desempenho da própria vaca na primeira lactação. É como se cada vaca fosse o seu próprio controle, e é por isso que este índice funciona para todos os rebanhos, independente do seu tamanho e da sua produtividade”, enfatiza Almeida.

Almeida compartilha que também fez parte do trabalho sua ex-orientanda de doutorado, Danieli Cabral da Silva. Os dois chegaram à conclusão na pesquisa que o TCI é uma ferramenta eficiente para monitorar a saúde das vacas recém-paridas e o desempenho dos rebanhos leiteiros.  “O TCI também pode ser usado para monitorar o desempenho individual de vacas recém-paridas mas, ainda mais importante, é um índice de rebanho. Ou seja, todo rebanho terá mensalmente vacas que produzem aquém ou além do esperado (TCI negativo ou positivo), mas o importante é que a média de TCI no mês seja positiva”, ensina o professor.

Como acessar?

Os relatórios e gráficos já estão disponíveis nos portais da Raça Holandesa do Brasil, e no Paraná através do portal WEB+LEITE. Para obter mais informações, procure a equipe da APCBRH e técnicos das Associações Filiadas da Raça Holandesa no Brasil.

Fonte: APCBRH

Posts Relacionados

Grupo Piracanjuba entra no mercado de queijos finos com aquisição da Básel Lácteos

O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A...

Raça Girolando bate três recordes de registros em 2025

Por mais um ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando superou seu recorde histórico de registros genealógicos de animais. Foram 113.690 registros efetuados pelos técnicos da entidade,...

Importações de lácteos no Brasil: como Mercosul e acordo com a UE pressionam o produtor de leite

A pressão externa que está moldando o mercado do leite brasileiro O setor leiteiro brasileiro vive um momento desafiador. Após anos de competição intensa entre produtores locais e produtos importados,...