Bahia: campanha de atualização de rebanho bovino encerra com 79,2% da exploração regularizada

Com o encerramento da campanha de atualização de rebanhos na Bahia, em janeiro, a Adab contabilizou 79,22% do rebanho bovino regularizado. O índice corresponde a 10,6 milhões de animais declarados, das 13,4 milhões de cabeças (leite e corte) existentes em todo o estado.

Os dados constam no relatório divulgado pela Diretoria de Defesa Animal da Agência. Na Bahia existem cerca de 600 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies, além dos bovinos, somam aproximadamente 5,2 milhões de ovinos, 4,2 milhões de caprinos, 882 mil suínos, 265 mil equinos e 20 mil bubalinos, além de outros animas.

De acordo com o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, os produtores que não realizaram a atualização cadastral do seu rebanho serão notificados.

“O produtor precisa ir até à Adab declarar o seu rebanho. É uma obrigação legal, como determina o Ministério da Agricultura e Pecuária, que beneficia os próprios produtores, porque não só permite o monitoramento eficaz da saúde dos rebanhos, mas conseguimos identificar e controlar com mais rapidez e eficiência os possíveis surtos de doenças, evitando perdas econômicas e garantindo a qualidade dos produtos agropecuários que chegam na mesa das famílias”, alertou Luz.

Os criadores que não cumpriram o prazo também estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, como obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

Fonte: Secretaria de Agricultura da Bahia

Posts Relacionados

Gadolando registra queixas de criadores sobre nova queda no preço do leite pago ao produtor

O preço do leite voltou a ser pauta entre os criadores do Rio Grande do Sul. Mesmo com cenários nacionais e internacionais indicando aumento nos preços, produtores têm relatado redução...

Rodrigo Junqueira é o novo consultor do PMGZ Leite

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anuncia Rodrigo Junqueira como novo consultor do PMGZ Leite, reforçando a equipe técnica responsável pelo aprimoramento contínuo das avaliações genéticas voltadas à...

São Paulo lança programa de melhoramento genético da raça Guzerá

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) paulista lançou, recentemente, um programa que visa disponibilizar genética de ponta aos criadores de bovinos da raça Guzerá....