Balde Cheio: Sustentabilidade na pecuária de leite é debatida em Varginha

Cerca de 150 produtores e técnico participaram do evento

“Pecuária Leiteira com Sustentabilidade” foi o tema do encontro ocorrido em Varginha (MG), no início de maio, com a participação de cerca de 150 produtores e técnicos da região. O pesquisador Artur Chinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste, fez palestra sobre a importância da assistência técnica nas propriedades leiteiras. Ele é o idealizador do programa Balde Cheio, que há 21 anos capacita técnicos para prestar assistência aos produtores.

Artur explicou o funcionamento do Balde Cheio aos participantes e comentou sobre a dificuldade de se encontrar técnicos bem treinados. “Vacinem-se contra vizinhos, parentes e técnicos desinformados”, orientou. O programa está disseminado por várias regiões do país e os técnicos são orientados a atender cada propriedade de forma personalizada: não existe um modelo fechado que sirva para diferentes produtores.

Os técnicos capacitados pela Embrapa são mantidos por arranjos locais, que podem incluir prefeituras, sindicatos rurais, cooperativas, associações de produtores e outros atores. Em Minas, a FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) patrocina o programa.

Além da palestra de Artur, o público acompanhou apresentações sobre genética, com o veterinário Ronaldo Braga Reis; qualidade do leite, com Sávio Santiago, gerente de matérias primas de um laticínio; e gestão de indicadores, com Helena Frota, veterinária e técnica do Balde Cheio em Minas.

José Pedro Garcia Reis, presidente do Conselho de Administração do Sicoob/Credivar, que promoveu o encontro, disse que a entidade apoia o programa Balde Cheio há alguns anos e considera interessante estimular eventos técnicos como esse. “Já temos cerca de cem propriedades da região participando do programa”, afirmou. No final, o público fez perguntas aos palestrantes, com mediação do coordenador do Balde Cheio em Minas, Walter Ribeiro.

À tarde, a equipe da Embrapa Pecuária Sudeste visitou a propriedade de André dos Reis, em Paraguaçu. O produtor faz parte do programa Balde Cheio e está construindo uma nova sala de ordenha, mais próxima de onde ficam os animais. O grupo também esteve na Coomap (Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu), que vem procurando incentivar a pecuária leiteira na região.

(Fonte e foto: Ana Maio / Embrapa Pecuária Sudeste)

Posts Relacionados

Megaleite: Raça Girolando tem nova recordista mundial de produção de leite

a vaca Jornada Montross FIV LPN sagrou-se Grande Campeã de Produção Absoluta de Leite e Grande Campeã de Composição do Leite ao atingir a produção de 337,950 kg/leite, c...

Anuário Leite 2026 resgata cinco décadas de inovação e projeta o futuro da pecuária leiteira

Lançado durante a Megaleite 2026, realizada em Belo Horizonte (MG), o Anuário Leite 2026, da Embrapa Gado de Leite, já está disponível para consulta gratuita. A publicação reúne estatísticas, análises...

Cepea: leite ao produtor registra quarta alta consecutiva em abril

De acordo com a pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Cepea, 29/05/2026 – Pelo quarto mês consecutivo, o preço do leite pago ao produtor subiu em abril/26. Economia...