Cargill e IBS levam Circuito Rural de Queijos Artesanais para o interior paulista

Projeto itinerante oferece capacitação gratuita em 8 cidades e deve promover mais de 16 encontros até dezembro

A Cargill, em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), anuncia a nova etapa do Circuito Rural – Queijos Artesanais, que percorrerá 8 cidades do estado de São Paulo. A partir de novembro, o projeto oferecerá capacitação gratuita para pequenos produtores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais, fabricação de queijos finos e processamento de leite.

As cidades que receberão o projeto são: São João da Boa Vista (7 e 8 /11), Amparo (11 e 12/11), Piraju (22 e 23/11), Avaré (25 e 26/11), Fernandópolis (28 e 29/11), Promissão (02 e 03/12), Marília (05 e 06/12 e 09 e 10/12) e Campinas (11 a 12/12). Em cada município, serão realizados dois dias de capacitação com foco na fabricação de queijos de mofo branco e azul, além de formação em boas práticas de fabricação de alimentos e princípios para a produção de leite de qualidade.

“A Cargill tem se empenhado em criar um legado nas comunidades onde atua, e o investimento social é uma forma de mostrar que compartilhamos os valores locais”, destaca Flavia Tayama, líder de Responsabilidade Corporativa e diretora presidente da Fundação Cargill no Brasil.

As aulas serão conduzidas por uma equipe de profissionais e abordarão as principais características dos queijos, curiosidades, variações, embalagem e rotulagem, além de legislação vigente e mercado consumidor. Também serão discutidos temas relacionados à nutrição animal e como ela influencia a qualidade do leite e do queijo.

A realização do circuito faz parte da proposta da Cargill Nutrição Animal, dona da marca Nutron, de oferecer soluções para o pecuarista leiteiro e, paralelamente, falar com esse público sobre manejo e nutrição de vacas leiteiras.

“Com o Circuito Rural, conseguimos atingir dois objetivos importantes: o incremento da renda familiar do pequeno produtor e o aprendizado de novas habilidades que impactarão positivamente a criação do gado”, destaca Marcelo Dalmagro, líder de Marketing Estratégico e Tecnologias da Cargill.

Os interessados em participar das próximas rodadas de capacitação podem obter mais informações sobre o número de vagas e as cidades que receberão os cursos pelo celular: 19 98166-6430, com Isabelle Cunha do IBS.

 

Posts Relacionados

Do campo à economia: como o leite nutre o Brasil e impulsiona o agro

O leite, presente no café da manhã, nas receitas familiares e nos lanches do dia a dia, vai muito além de um alimento: ele faz parte da memória afetiva de...

Alvoar Lácteos otimiza controle do teor de gordura do leite com tecnologia da Tetra Pak

A Alvoar Lácteos, nas plantas de Morada Nova (CE), com capacidade para processar até 1,2 milhão de litros por dia, incorporou em 2024 o sistema automatizado Standardization Unit, da Tetra...

Queijo D’Alagoa-MG apresenta nova identidade visual valorizando tradição, origem e sofisticação

A marca Queijo D’Alagoa-MG, reconhecida nacionalmente pela produção artesanal de queijos premium, anunciou sua nova identidade visual no Festival do Queijo e do Azeite, realizado no último fim de semana....