Acordo de reconhecimento mútuo dos programas de certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) entre Brasil e Uruguai, que deve facilitar o comércio entre os dois países, foi assinado no último dia 13 de dezembro, durante o Seminário Internacional Projeto OEA Integrado, promovido pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex), na capital paulista.

Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o país tem, atualmente, 72 operadores econômicos autorizados, o que totaliza 12,6% do volume de declarações de importação e exportação do país. Isso representa 12% do valor em reais transacionados no Brasil. A meta do órgão, no entanto, é chegar a 50% de declarações até 2019.

“O acordo assinado envolve atualmente um volume de 2,5 bilhões exportados pelo Brasil e R$ 1,8 bilhão em importações. O produto mais exportado é o óleo bruto de petróleo e a importação mais importante é a de leite em pó e creme de leite concentrado. A expectativa é reduzir os custos com trâmites aduaneiros em 14,5%.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?