Elanco Saúde Animal apresenta o Legado Leiteiro durante o Agroleite 2024

Ao longo do evento, a Elanco abordará os principais cuidados com a saúde de bezerras e vacas leiteiras adultas

 

A Elanco Saúde Animal marcará presença na edição de 2024 do Agroleite, um dos maiores e mais relevantes eventos técnicos da pecuária leiteira na América Latina, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto em Castro (PR). A participação da empresa será centrada na campanha Legado Leiteiro, lançada este ano para facilitar a comunicação com os produtores, fornecendo informações ágeis, simples e didáticas sobre os cuidados necessários no bezerreiro, assegurando não apenas o controle sanitário, mas também o bem-estar do rebanho.

fernanda papparoti hA campanha tem como objetivo conscientizar os produtores sobre a importância do manejo e sanidade das bezerras. “O futuro da fazenda está em bezerras e novilhas saudáveis. O sucesso das demais etapas do processo produtivo depende disso”, afirma Fernanda Paparotti (foto), coordenadora de marketing de Ruminantes para a Cadeia Leiteira da Elanco Brasil. Segundo ela, o número de novilhas de primeira cria produzido anualmente no rebanho de reposição influencia significativamente a rentabilidade das fazendas de leite, pois elas serão as futuras produtoras. “Para alcançar esse objetivo, é essencial que produtores e técnicos adotem boas práticas de manejo e bem-estar no bezerreiro ao longo de todo o ciclo produtivo”, explica.

Outro destaque da empresa durante o Agroleite será a questão sobre as estratégias preventivas e terapêuticas para enfermidades comuns nas etapas iniciais do ciclo produtivo, como coccidiose, tristeza parasitária bovina (TPB) e pneumonia. Nesta linha, serão apresentadas estratégias de manejo nutricional e sanitário, que previnem ou controlam as principais enfermidades dos bezerreiros, além de proporcionar maior bem-estar aos animais. “Apresentaremos nossas soluções e como elas favorecem o bem-estar animal e a sustentabilidade do negócio, resultando em aumento de produtividade para o produtor e em produtos de melhor qualidade para o consumidor”, diz Fernanda.

As ações da campanha Legado Leiteiro destacam o manejo estratégico para a prevenção, diagnóstico e tratamento das principais doenças que acometem as bezerras leiteiras. A campanha inclui placas informativas sobre sinais de doenças comuns em animais jovens, que podem ser afixadas nas fazendas para facilitar o reconhecimento rápido. “Além de esclarecer os pontos principais dessas enfermidades, esse material traz também o manejo mais apropriado para evitá-las e, caso necessário, como tratá-las, agilizando o processo e reduzindo perdas”, destaca Fernanda. Todas as peças estarão expostas na Casa Elanco, localizada em um dos principais pontos da feira.

Entre as doenças apresentadas nas placas estão a coccidiose, quase sempre causada por protozoários do gênero Eimeria, e a colibacilose, provocada por cepas da bactéria Escherichia coli, sendo a diarreia o sintoma mais comum; a pneumonia, uma condição complexa e multifatorial, frequentemente causada por uma combinação de agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e a tristeza parasitária bovina (TPB), que envolve anemia hemolítica, febre, perda de peso e produtividade. “Todas estas doenças ameaçam a vida de bezerras em aleitamento e, se negligenciadas, prejudicam a produtividade do animal e podem até levá-lo a óbito”, diz Matheus Lopes, consultor técnico de leite da Elanco.

90 Dias Vitais, nutrição e saúde da glândula mamária

A Casa Elanco também abordará o manejo da vaca no período seco e na fase de lactação, com destaque para os cuidados com a nutrição e com a saúde da glândula mamária, para prevenir e tratar a mastite, uma das mais frequentes enfermidades em vacas leiteiras.

“Para estes animais, o período mais crítico são os 60 dias antes do parto e os 30 depois, os chamados 90 Dias Vitais, quando intensas alterações fisiológicas e metabólicas podem acarretar problemas de saúde na vaca e comprometer a qualidade do colostro para as bezerras e do leite para o consumidor”, diz Matheus. “Por isso, formular uma dieta adequada, usar suplementos apropriados, gerenciar o balanço energético e a função imunológica da vaca, e cuidar da saúde da glândula mamária são aspectos fundamentais para evitar transtornos metabólicos e infecciosos nesse período crítico”, explica.

A Elanco possui soluções específicas para o período dos 90 Dias vitais, que serão destacadas ao longo do Agroleite, como o Calfon™ Oral, suplementação preventiva para a hipocalcemia; o Catosal™ B12 que, conforme estudos1, otimiza a função metabólica e previne a cetose; e o Rumensin™ 200, aditivo nutricional que suporta o balanço energético da vaca ao longo dos 90 Dias Vitais.

“São soluções preventivas e terapêuticas, com eficácia atestada cientificamente e que, ao lado do trabalho de consultoria da Elanco nas propriedades, vêm compondo estratégias bem-sucedidas ao produtor de leite durante todo o ciclo reprodutivo”, diz Matheus.

Trilha do leite e palestras

Para facilitar a compreensão das informações sobre a campanha Legado Leiteiro e os cuidados nos 90 Dias Vitais, a Casa Elanco sediará atividades como palestras e exposição das placas informativas. Haverá brincadeiras interativas, a apresentação da mascote Elancalf e participação na “Trilha do Leite”, organizada pela cooperativa Castrolanda. Também, em parceria com cooperativas da região, a Elanco facilitará a visita de mais de 300 profissionais e produtores, oferecendo atividades e treinamentos com especialistas.

“Nosso principal objetivo é discutir a produção leiteira, apresentar soluções aos nossos clientes e estabelecer conexões entre todos os elos da cadeia produtiva do leite no Brasil para garantir a produtividade e o bem-estar dos animais. Essa é uma das premissas da Elanco”, finaliza Fernanda.

Para saber mais sobre a Elanco no agronegócio visite o site agropecuaria.elanco.com e as redes sociais no Linkedin (linkedin.com/showcase/elanco-brasil/) e Instagram (@elancoagrobr).

Posts Relacionados

Caravana Giro do Leite participa da 48ª Festa do Leite de Batatais

Laboratório Móvel levará análises, orientação técnica e troca de experiências ao evento A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Laboratório Móvel de Análise da Qualidade de Leite e Silagem...

Técnicas de manejo de pastagens fortalecem agricultura familiar no Pará

Dia de campo reúne agricultores de 12 municípios para promover pecuária sustentável Representantes da agricultura familiar participaram do Dia de campo em recuperação e manejo de pastagens para a agricultura...

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos Para reforçar a eficiência dos programas reprodutivos em bovinos, especialmente na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na...