fbpx

Publi­ca­ção reú­ne 34 arti­gos em 104 pági­nas. São con­teú­dos exclu­si­vos sobre os temas mais impor­tan­tes rela­ci­o­na­dos à cadeia de pro­du­tos lác­te­os

Embrapa Gado de Leite lança o Anuário Leite 2020, que reforça o conceito de Vacas e Pessoas Felizes e produção sustentável

A cadeia do lei­te no pós-Covid, a pro­du­ção com foco em bem-estar ani­mal e sus­ten­ta­bi­li­da­de, as novas exi­gên­ci­as dos con­su­mi­do­res, a vaca que pro­duz mais e con­so­me menos, o novo ambi­en­te nas fazen­das para ter vacas e pes­so­as feli­zes. Estes são alguns dos 34 temas do Anuá­rio Lei­te 2020, da Embra­pa Gado de Lei­te, que já está dis­po­ní­vel para down­lo­ad no site da empre­sa.

O Anuá­rio Lei­te 2020 é resul­ta­do de par­ce­ria da Embra­pa Gado de Lei­te com o jor­na­lis­ta Nel­son Ren­te­ro, que tem mais de 30 anos dedi­ca­do à cadeia do lei­te, e a Tex­to Comu­ni­ca­ção, res­pon­sá­vel pela pro­du­ção edi­to­ri­al. “Esta é a ter­cei­ra edi­ção do anuá­rio, que está cada vez melhor por­que evo­lui con­for­me as novas dire­tri­zes e neces­si­da­des do mer­ca­do”, des­ta­ca Pau­lo Mar­tins, che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te.

“A pro­pos­ta do anuá­rio é reu­nir em uma úni­ca publi­ca­ção as repor­ta­gens, esta­tís­ti­cas e con­teú­dos mais impor­tan­tes para que todos os agen­tes envol­vi­dos na cadeia dos pro­du­tos lác­te­os este­jam bem infor­ma­dos sobre a agen­da temá­ti­ca do setor, que movi­men­ta mais de R$ 80 bilhões por ano”, resu­me o edi­tor Nel­son Ren­te­ro.

Ter vacas e pes­so­as feli­zes é o pro­pó­si­to rea­li­za­do pela Embra­pa Gado de Lei­te. O com­post barn ins­ta­la­do na fazen­da de Coro­nel Pache­co (MG) é o mais recen­te inves­ti­men­to da empre­sa e repre­sen­ta com fide­li­da­de o novo hori­zon­te da ati­vi­da­de lei­tei­ra no Bra­sil. “Bem-estar ani­mal e pro­du­ção sus­ten­tá­vel estão na ordem do dia do lei­te. É pre­ci­so cri­ar vacas feli­zes e fazer as pes­so­as feli­zes. É a com­bi­na­ção per­fei­ta para pro­je­tar ain­da mais essa cadeia fan­tás­ti­ca”, deta­lha Pau­lo Mar­tins, che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te.

O Anuá­rio Lei­te 2020 teve a coor­de­na­ção téc­ni­ca da zoo­tec­nis­ta Rosan­ge­la Zoc­cal. Os con­teú­dos são assi­na­dos pela equi­pe de pes­qui­sa­do­res da Embra­pa Gado de Lei­te, pelos jor­na­lis­tas Nel­son Ren­te­ro e Altair Albu­quer­que, além de con­tri­bui­ções de espe­ci­a­lis­tas em vári­os cam­pos de atu­a­ção.

As repor­ta­gens espe­ci­ais tam­bém des­ta­cam a impor­tân­cia da pro­du­ção dire­ci­o­na­da para o aten­di­men­to das deman­das dos con­su­mi­do­res. Nes­se cam­po, entram o lei­te orgâ­ni­co, o quei­jo arte­sa­nal, as emba­la­gens, os pro­du­tos fun­ci­o­nais. “Tam­bém incluí­mos con­teú­dos sobre nor­mas de qua­li­da­de, uso raci­o­nal de água, enfer­mi­da­des impor­tan­tes, arti­gos assi­na­dos e duas entre­vis­tas exclu­si­vas. O pes­qui­sa­dor Mar­cus Viní­cius Bar­bo­sa da Sil­va, da Embra­pa Gado de Lei­te, deta­lha as carac­te­rís­ti­cas da vaca do futu­ro, e Rober­to Jank Jr., pro­pri­e­tá­rio da Agrin­dus mos­tra como obtém lucro com o lei­te”, infor­ma Nel­son Ren­te­ro.

Além das repor­ta­gens espe­ci­ais, o anuá­rio reú­ne as mais impor­tan­tes esta­tís­ti­cas do lei­te no Bra­sil e no mun­do, incluin­do dados de pro­du­ção (mai­o­res pro­du­to­res, lati­cí­ni­os, esta­dos, regiões), deman­da, preços/custos, exportação/importação, mer­ca­do dos Esta­dos Uni­dos, Chi­na e Índia.

O Anuá­rio Lei­te 2020 está dis­po­ní­vel para down­lo­ad gra­tui­to no site da Embra­pa Gado de Lei­te, no link www.embrapa.br/gado-de-leite

 

Rolar para cima