Na oportunidade, as produtoras presentes participaram da palestra “Autoestima e Empoderamento da Mulher Rural”, ministrada pelo master coach Pacífico Júnior, que relatou histórias de superação proporcionando descontração e momentos emocionantes
O Sistema Famato e o Senar-MT participaram do 16º Encontro das Mulheres Rurais de Chapada dos Guimarães, na última quinta-feira, 23 de maio, no Salão Paroquial. O evento visa realizar reflexões sobre a situação da mulher na família e sociedade, propondo valorização do trabalho realizado pelas produtoras rurais. O encontro, realizado pela Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, ofereceu atividades recreativas e de relaxamento e discutiu temas relacionados ao dia a dia da mulher do campo.
Na oportunidade, as produtoras presentes participaram da palestra “Autoestima e Empoderamento da Mulher Rural”, ministrada pelo master coach Pacífico Júnior, que relatou histórias de superação proporcionando descontração e momentos emocionantes para as 400 produtoras rurais presentes.
Além do sorteio de brindes e a realização do concurso da Rainha da Agricultura Familiar de Chapada dos Guimarães, através do desfile de 21 mulheres de 19 a 70 anos, com trajes representando o artesanato local e várias cadeias produtivas como avicultura e fruticultura das 15 comunidades da região. Venceram o desfile as produtoras das comunidades: Campestre, João Carro, Morro do Bom Jardim e Quilombo Formiga.
A presidente da Comissão Famato Mulher, Luciana Tomain, foi representada por Josiane Vinha, coordenadora do Núcleo Sustentável da referida comissão, bem como pela assessora Marina Mendes. “O objetivo do evento foi valorizar e estimular o protagonismo das Mulheres Rurais, por meio de palestras, além de proporcionar entretenimento e descontração para essas produtoras”, disse Marina.
O encontro contou com a presença de produtoras rurais que realizaram os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), e contaram seus casos de sucesso após a capacitação da instituição parceira do evento.
“É uma troca de experiência e extração de conhecimento entre mulheres da região de Chapada dos Guimarães. Desenvolvo a cadeira de olericultura e comercializo mandioca a vácuo. Graças ao Senar-MT, sou artesã, pois realizei o curso de produção de bonecas de pano e pretendo me capacitar ainda mais”, disse Luana Bezerra da Silva da comunidade João Barro.
Já para Elaine Gonçalves, da comunidade Barra do Ribeirão, o encontro traz engajamento de informações técnicas e autoestima do empoderamento feminino. Ela e o esposo começaram a atividade de apicultura por meio do curso do Senar-MT, e futuramente serão assistidos pela ATeG. A ideia é aumentar a produção de abelhas e vender o mel em Chapada dos Guimarães e fora do município.
“O evento trouxe conhecimento às mulheres rurais, reunindo 15 comunidades situadas na zona rural. São produtoras que vêm gerando sustentabilidade e movimentando a economia de nossa cidade”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Alex de Farias.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, falou sobre a parceria com o Sistema Famato. “É relevante essa união entre a Famato, Senar-MT e Sindicato Rural junto à prefeitura de Chapada, através dos cursos e palestras oferecidos a essas mulheres. Ou seja, tudo isso enriquece o meio da família rural, principalmente porque as mulheres são uma das maiores protagonistas desse meio”, explicou o prefeito.
O evento contou também com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, Sicredi, Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada dos Guimarães e o comércio local.
Fonte: Senar/MT