fbpx

Mane­jo nutri­ci­o­nal cor­re­to de bezer­ras bene­fi­cia pro­du­ção de lei­te

Especialistas da Trouw Nutrition explicam o conceito LifeStart

Desen­vol­vi­men­to, fer­ti­li­da­de e boa pro­du­ção de lei­te são parâ­me­tros deci­si­vos para a pro­du­ti­vi­da­de na pecuá­ria lei­tei­ra. “Para alcan­çar esses obje­ti­vos, os cui­da­dos com os ani­mais pre­ci­sam come­çar des­de cedo e a aten­ção à fase ini­ci­al da cri­a­ção pode repre­sen­tar impor­tan­tes ganhos no futu­ro”, expli­ca Marí­lia Ribei­ro, res­pon­sá­vel pelo pro­je­to Dra. Spray­fo na Trouw Nutri­ti­on Bra­sil.

Além da pre­dis­po­si­ção gené­ti­ca e fato­res ambi­en­tais, que podem impac­tar o desen­vol­vi­men­to dos ani­mais, há tam­bém mudan­ças influ­en­ci­a­das pelo meio ambi­en­te, modi­fi­can­do, des­sa for­ma, o fun­ci­o­na­men­to dos genes. Esse fenô­me­no é conhe­ci­do como epi­ge­né­ti­ca.

Segun­do o arti­go “Pro­gra­ma­ção meta­bó­li­ca: ante­ce­den­tes e poten­ci­al impac­to na pecuá­ria de lei­te”, rea­li­za­do em 2010, a pro­gra­ma­ção meta­bó­li­ca é defi­ni­da como um estí­mu­lo intrau­te­ri­no e / ou pós-natal pre­co­ce, que ocor­re em espe­ci­al duran­te um perío­do crí­ti­co de desen­vol­vi­men­to, refle­tin­do na vida adul­ta des­te ani­mal.

Em seres huma­nos e roe­do­res, a pro­gra­ma­ção meta­bó­li­ca já é bem estu­da­da e esta­be­le­ci­da. Embo­ra haja dife­ren­ças entre o meta­bo­lis­mo das espé­ci­es, a pro­gra­ma­ção tam­bém tem efei­tos mar­can­tes em rumi­nan­tes. “Espe­ci­al­men­te duran­te as pri­mei­ras sema­nas de vida do ani­mal, o for­ne­ci­men­to ade­qua­do de nutri­en­tes é essen­ci­al para a exce­lên­cia na pro­du­ção futu­ra”, des­ta­ca Sina­ra Gomes, tam­bém res­pon­sá­vel pelo pro­je­to Dra. Spray­fo.

A Trouw Nutri­ti­on, umas das líde­res glo­bais em nutri­ção ani­mal, des­ta­ca a impor­tân­cia do inves­ti­men­to no iní­cio da vida dos bovi­nos de lei­te e for­ne­ce aos pro­du­to­res ori­en­ta­ções téc­ni­cas de mane­jo de bezer­ras com o obje­ti­vo de tor­ná-las vacas alta­men­te pro­du­ti­vas.

“ O LifeS­tart é um pro­gra­ma com foco na saú­de e no desem­pe­nho das bezer­ras a par­tir de um pla­no de ali­men­ta­ção de qua­li­da­de. Os pro­to­co­los nutri­ci­o­nais aten­dem à neces­si­da­de das bezer­ras, pro­por­ci­o­nan­do melhor cres­ci­men­to mus­cu­lar, ósseo, glan­du­lar, além do for­ta­le­ci­men­to do sis­te­ma imu­no­ló­gi­co com o uso de boas prá­ti­cas e aten­ção aos prin­ci­pais pon­tos crí­ti­cos da cri­a­ção”, pon­tua Marí­lia Ribei­ro.

Os suce­dâ­ne­os lác­te­os com­põem uma impor­tan­te fer­ra­men­ta nes­sa fase, pois ace­le­ram o desen­vol­vi­men­to cor­pó­reo e resul­tam em ani­mais sadi­os. “É per­fei­ta­men­te pos­sí­vel pla­ne­jar estra­te­gi­ca­men­te a nutri­ção de cada ani­mal, cor­ri­gin­do o for­ne­ci­men­to de sóli­dos via suce­dâ­neo lác­teo e incre­men­tan­do o con­su­mo de maté­ria seca. Assim, ele atin­gi­rá todo o seu poten­ci­al máxi­mo duran­te a fase de alei­ta­men­to e será uma vaca pro­du­ti­va no futu­ro”, com­ple­ta Sina­ra Gomes.

Fon­te: Asses­so­ria de Comu­ni­ca­ção da Trouw Nutri­ti­on Bra­sil

Rolar para cima