Estância Silvânia: Uma história de 59 anos de seleção do Gir Leiteiro e muito mais

CAMILA ALMEIDA: "A gente já recebia muitas visitas, inclusive internacionais, por causa da genética. Com o queijo essas visitas aumentaram em dez vezes e com um público diferente. Virou um 'combo' de negócios dentro da fazenda"

NEGÓCIO LEITE

Estância Silvânia:

Uma história de 59 anos de seleção do Gir Leiteiro e muito mais

Visão profissional, empreendedora e inovadora estão na base dessa tradição que se sustenta em boas práticas, bem-estar animal, qualidade e sustentabilidade

João Carlos de Faria, texto e fotos

Em 2022, a Estância Silvânia, localizada em Caçapava, no Vale do Paraíba (SP), vai completar 60 anos de seleção da raça Gir Leiteiro, da qual se tornou uma das mais importantes referências nacionais e internacionais, com genética exportada para diversos países, inclusive a própria Índia, país de origem da raça.

Para marcar o início das comemorações, o casal Camila Almeida Oliveira e Eduardo Falcão de Carvalho organizou a “Silvânia Week”, que seguirá ocorrendo todos os meses até novembro do ano que vem, com uma série de eventos. A programação começou no dia 6 de novembro, com a Caravana Nação Agro, projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com Canal Rural, com transmissão ao vivo pela emissora de TV.

O evento atraiu cerca de 80 produtores, representantes de prefeituras e técnicos, que assistiram a duas palestras sobre tendências e práticas de sustentabilidade e de adequação ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais.

EDUARDO FALCÃO: "Assumi a Estância em 1994, e o objetivo era transformá-la numa referência. Naquela época, algumas vacas se tornaram recordistas de produção, servindo de vitrine para o trabalho de seleção realizado na fazenda."

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?