EXPASS AGRO 2025: Torneio Leiteiro recebe primeiros animais no Parque de Exposições e promete novo recorde de produção

Faltando poucos dias para o início da EXPASS AGRO 2025, os primeiros animais inscritos no Torneio Leiteiro já começaram a chegar ao Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, em Passos\MG. A feira, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), é considerada a maior do setor agropecuário do Sul de Minas e será realizada entre os dias 25 e 28 de junho.

De acordo com o gerente geral do Sindicato, Luís Antônio Costa — o Luizão — a chegada antecipada dos animais é fundamental para que se adaptem ao ambiente. Nos próximos dias, a expectativa é de que mais animais se juntem aos já alojados, vindos diretamente da Megaleite, uma das maiores exposições de genética leiteira do Brasil.

O torneio contará com três raças e várias categorias: Gir Leiteiro, Aberto (todas as raças) e Bubalinos. As ordenhas começam no dia 23 de junho, às 6h, com o Torneio de Bubalinos e às 14h, com a raça Gir Leiteiro. No dia 24, às 14h, inicia-se o Torneio Aberto. “A expectativa é a melhor possível. Os números que já estão sendo divulgados por produtores nas redes sociais indicam que podemos bater mais um recorde. Teremos três torneios simultâneos, o que faz da EXPASS AGRO uma das maiores do Brasil nesse segmento”, destaca Luizão.

Premiação atrativa e expectativa de recordes

WhatsApp Image 2025 06 13 at 20.28.42.jpegUm dos destaques mais aguardados da feira, o Torneio Leiteiro contará com uma premiação total de R$ 210 mil, que será distribuída entre os três primeiros lugares de cada categoria. O evento tem atraído a atenção de produtores de todo o país e até da América Latina — em anos anteriores, as ordenhas foram acompanhadas ao vivo pela internet, devido ao alto desempenho dos animais e aos recordes de produção batidos em 2023 e 2024.

“O Torneio Leiteiro é um símbolo da força da nossa pecuária. Mais do que números, ele mostra o avanço da genética, da nutrição e do manejo das propriedades leiteiras da região. Estamos confiantes de que 2025 será mais um ano histórico”, afirma Elder Maia dos Reis, presidente do SinRural.

A EXPASS AGRO 2025 também trará outras atrações com foco na pecuária leiteira como o julgamento das raças Gir Leiteiro e Girolando, com pontuação válida para o ranking nacional. A expectativa é de uma disputa acirrada, marcada pela alta qualidade genética dos animais participantes. Outro destaque será a presença de exemplares do programa Mais Genética, além do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro- Pecuária Leiteira, que levará ao público inovações, pesquisas e debates sobre o futuro do setor.

A feira contará ainda com palestras técnicas e uma área de exposições com empresas do setor. A expectativa da organização é movimentar mais de R$ 35 milhões em negócios durante os quatro dias do evento.

Recordes – A EXPASS AGRO vem se destacando mundialmente graças ao desempenho impressionante de seus torneios leiteiros. Em 2023, a vaca “Poesia”, de Alpinópolis, produziu 144,2 kg de leite em menos de 24 horas, estabelecendo novo recorde. Em 2024, o recorde ficou no concurso de bubalinos. O animal do produtor Thiago Manfild (Piquete/SP), registrou 39,82 kg em duas ordenhas, superando o recorde anterior de um animal paquistanês.

Posts Relacionados

Adeus, companheiro de jornada

  Adeus, grande jornalista e querido amigo! Com grande consternação comunicamos o falecimento de Edson Lemos, que por 25 anos contribuiu com seu talento como repórter e fotógrafo para levar...

Produtor rural deve ficar atento às taxas de juros e encargos no crédito rural

Produtor rural deve ficar atento às taxas de juros e encargos no crédito rural Especialista alerta que a atenção deve se estender também às operações realizadas fora do sistema financeiro...

Produtoras de leite cultivam o amanhã com práticas sustentáveis e inovação tecnológica

Produtoras de leite vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro se destacam por práticas sustentáveis e inovadoras no setor. Inscrições para a edição de 2025 vão até o fim de julho....