O IMA-Instituto Mineiro de Agropecuária realizou nos primei­ros seis meses deste ano 61 palestras para cerca de 900 produtores rurais, dentro das ações educativas de prevenção e controle da raiva em herbívoros. A ação tem como objetivo alertar os produtores para a necessidade de vacinar anual­mente os rebanhos.

“A imunização dos animais ainda é a melhor forma de se prevenir contra a doença, para a qual não há cura, levando à morte do animal”, explica Jomar Otávio Zatti Pereira, fiscal da instituição. Segundo ele, no semestre foram vendidas 8,8 milhões de doses da vacina antirrábica, número que já é mais da metade do total comercializado no ano passado, que foi de 14,4 milhões de doses.

As palestras abordaram também a necessidade de os pro­dutores notificarem o IMA sempre que ocorrer a morte de um animal com suspeita de raiva. Essa notificação permitirá que se faça a coleta de material encefálico do animal morto para análise laboratorial e, se confirmada a doença, realizem uma vistoria na propriedade. Nesta vistoria, os técnicos investigam se há presença de hematófagos na propriedade.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?