Novidade fornece insights práticos para estabelecer o bem-estar e o desempenho ideais desde o início da vida de cada vaca; companhia também apresenta uma plataforma exclusiva para a saúde das bezerras
Com sua proposta de inovação e atenção ao bem-estar animal, a MSD Saúde Animal desenvolveu a primeira ferramenta dedicada ao monitoramento de bezerras e novilhas leiteiras durante os primeiros 12 meses de vida, o SenseHub Dairy Youngstock. A nova tecnologia já está disponível no mercado e chega para ajudar os pecuaristas a dedicarem tempo e recursos de maneira efetiva, facilitando a conquista de vacas produtivas e saudáveis no futuro.
A novidade faz parte da linha SenseHub Dairy, que fornece soluções tecnológicas para monitoramento de vacas leiteiras e que coleta, por meio do identificador ou do colar de monitoramento, informações como atividade, tempo de ingestão, ruminação e frequência respiratória. Agora, passa a abranger também bezerras, a fim de diagnosticar de forma precoce qualquer doença desde os primeiros dias de vida do animal.
“O desafio de doenças em bezerras é grande, com níveis importantes de mortalidade, por isso, cuidar delas de maneira efetiva, por meio de dados que antecipam problemas, significa cuidar das vacas que o produtor quer ter no futuro: com saúde e produzindo leite. Afinal, bezerras saudáveis se tornam vacas saudáveis”, diz Thatiane Kievitsbosch, gerente de produto de soluções tecnológicas da unidade de negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal.
Por meio de relatórios gerados pela ferramenta, os produtores poderão monitorar a saúde, as necessidades e a rotina das bezerras, tudo isso conectado a um aplicativo. Por isso, é necessário que haja na propriedade a instalação de uma antena, internet e rede wi-fi, além de dispositivos como celular ou computador para acessar o aplicativo e ter acesso aos dados.
“A fazenda é um negócio e as novas tecnologias apoiam o desenvolvimento da atividade, priorizando tanto os resultados quanto o bem-estar e a sanidade dos rebanhos. Ser cada vez mais produtivo depende de tomar decisões assertivas, de entender o que se passa com os animais e, assim, otimizar e antecipar as ações. E é isso que o SenseHub Dairy Youngstock permite já nos primeiros dias de vida do animal”, complementa Thatiane.
A ferramenta ajuda a detectar doenças de maneira precoce, permitindo tratamentos mais eficientes e, consequentemente, trazendo mais rentabilidade. “Ela traz um maior controle do rebanho por saber o que está acontecendo com cada animal; mais liberdade, por poder acompanhar o rebanho de onde o produtor estiver; e mais tempo livre para outras atividades da fazenda, pois o sistema mostra exatamente os animais com os quais se deve trabalhar”, ressalta a profissional.
Outra função da nova ferramenta é a possibilidade de analisar posteriormente os dados e ver quais são as patologias mais importantes, a prevalência e quando costumam acontecer. Além de conseguir definir quais bezerras precisam de retratamentos.
Cuidado completo
Complementando a ação de monitoramento e dos esforços dedicados à saúde das bezerras, a MSD Saúde Animal também lança o Programa Primeiros Passos, no qual reúne uma completa seleção de soluções e produtos para garantir que as bezerras recebam o cuidado necessário desde o início. Afinal, as bezerras enfrentam uma série de desafios logo após o nascimento, como a diarreia neonatal e doenças respiratórias.
“Reunimos nessa plataforma tudo que o produtor precisa para conquistar, no futuro, um rebanho leiteiro produtivo, saudável e sustentável. Nossa proposta é ser um aliado do produtor do começo ao fim do processo produtivo”, afirma Rafael Luiz da Silva, gerente de produto de Leite da unidade de negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal.
Fonte: MSD Saúde Animal