MSD Saúde Animal participa do Agroleite com o Trypamizol, lançamento contra a tripanossomose bovina

A pecuária contará agora com mais um aliado contra a tripanossomose bovina, enfermidade causada pelo protozoário Tripanosoma vivax que atinge, em especial, o gado de leite. A MSD Saúde Animal participará do Agroleite em Castro (PR) com o lançamento do Trypamizol, indicado para a prevenção e o tratamento de infecções causadas pelo protozoário.

O princípio ativo do medicamento, cloreto de isometamidium, já é ofertado no mercado, porém, o lançamento traz diferenciais em relação a concorrência. “O Trypamizol possui o dobro de concentração do princípio ativo, usando-se 1 mL do produto para cada 80 Kg, o que traz uma vantagem importante em termos de praticidade para as fazendas. O produto também é o único com três apresentações, 50 mL-2 g; 100 mL-4 g e 200 mL-8 g, e que pode ser utilizado até 21 dias depois de aberto, evitando disperdício. Sua ação profilática dura por até 90 dias e seu tratamento, por 60 dias, garantindo tranquilidade para o produtor e segurança para o rebanho”, explica o médico-veterinário Rafael Luiz da Silva, gerente de Marketing de Pecuária de Leite da MSD Saúde Animal.

Os animais acometidos pela tripanossomose bovina podem apresentar perda de peso, anemia, alterações neurológicas, problemas reprodutivos, redução na produção de leite e morte, com sérios prejuízos para a pecuária leiteira. A doença, porém, possui baixa taxa de diagnóstico, visto que seus sinais clínicos podem ser confundidos com os de outras enfermidades. Por isso, prevenção é fundamental, assim como o tratamento adequado, tão logo se confirme que o protozoário Tripanosoma vivax está presente no rebanho, mesmo que em poucos animais.

“Em função da transmissão horizontal, que se dissemina com velocidade, a presença de alguns animais infectados é o suficiente para que se inicie a adoção de medidas preventivas e o tratamento massivo do rebanho com o intuito de conter o ciclo da tripanossomose, diminuindo assim o risco de morbidade e a mortalidade dos animais”, afirma Daniel Rodrigues gerente técnico da MSD Saúde Animal.

Estudos com o Trypamizol mostraram que o produto apresenta uma excelente eficácia sendo desta forma recomendado para o tratamento curativo na dose de 1ml para 80kg de peso corporal. Em regiões endêmicas, a critério do médico veterinário, pode-se utilizar a dose 1ml para 40kg de peso corporal com o objetivo de prevenir a infecção pelo Trypanosoma vivax ,

tendo essa proteção efeito por 90 dias.

Hoje, o produto foi apresentado para todo o mercado oficialmente no Agroleite, em Castro. “Foi um lançamento para distribuidores de diversas regiões,  depois promoveremos encontros técnicos com veterinários de todo o Brasil até o final do ano”, conta Silva.

O lançamento do produto para parceiros e distribuidores foi realizado em evento presencial no Teatro Ópera de Arame, na cidade de Curitiba (PR), e transmitido em live pelo canal do YouTube da MSD Saúde Animal, (acesse) ontem. O professor Welber Daniel Zanetti Lopes, médico-veterinário que atua com ênfase em parasitologia veterinária e doenças parasitárias de animais, falou sobre a tripanossomose. Na sequência, o gerente de Marketing de Pecuária de Leite da MSD Saúde Animal, Rafael Luiz da Silva, apresentou o Trypamizol e, por fim, o gerente técnico da MSD Saúde Animal, Daniel Rodrigues, explicou como o produto se encaixa no pacote de soluções da MSD Saúde Animal e apresentará os estudos de eficácia que embasaram a aprovação do medicamento.

Fonte: MSD Saúde Animal

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?