O Mundial do Queijo do Brasil, que vai ser realizado nesta semana, entre os dias 11 e 14 de abril em São Paulo, vai oferecer um programa especial para aproximar o público presente dos queijos representativos da cultura queijeira brasileira, além de queijos internacionais. O Programa de Degustação será realizado entre a sexta (12) e sábado (13) e é uma curadoria de Marina Cavechia, eleita melhor queijista do Brasil no concurso de 2022. Nesta edição, o público vai ter a chance de participar de 24 diferentes tipos de degustações, sendo que cada uma tem duração aproximada de 45 minutos, guiadas sempre por profissionais, e com o oferecimento de 5 a 7 queijos para serem degustados.
O Programa de Degustação é a oportunidade perfeita para explorar sensorialmente uma variedade de queijos e entender suas particularidades. Com preços acessíveis, o Programa disponibiliza para o público a oportunidade de ver e provar, por exemplo, a produção de Muçarela Artesanal, queijos harmonizados com diferentes cafés e até mesmo entender melhor sobre como harmonizar chás com queijos.
A diversidade da produção queijeira brasileira também ganhará destaque durante as degustações. No dia 12, por exemplo, produtores de Valença, no Rio de Janeiro, vão detalhar o protagonismo dos queijos artesanais Valencianos, além de oferecerem 5 queijos do vale do café para degustação, feitos com leite de cabra, vaca e búfala.
A pluralidade regional também será apresentada durante o Programa de Degustação. Também no dia 12, Érico Kolya, mestre queijeiro do Pé do Morro, na cidade paulista de Cabreúva, será o responsável por conduzir e apresentar seis tipos de queijos de diferentes produtores integrantes do projeto Caminho do Queijo Paulista.
Para quem quiser fazer uma viagem internacional sem sair do Mundial do Queijo, o Programa de Degustação vai oferecer queijos internacionais.
No dia 13, Maíra Vasques, Maike Montanhini e Renata de Paoli se juntam em uma degustação comandada por três queijeiras para apresentar histórias, culturas e técnicas de queijos italianos, franceses e brasileiros. Quem também levará sua experiência internacional para o evento será John Braga, profissional do queijo certificado pela Sociedade Americana do Queijo, queijista de atacado (wholesale cheesemonger) e representante de vendas para a importadora e distribuidora de queijos Food Matters Again em Nova York.
No dia 12, John vai detalhar sobre a produção de cheddar nos Estados Unidos, oferecendo para a degustação alguns exemplares para o público presente.
Para ficar por dentro da programação completa do Programa de Degustação basta clicar no link abaixo: