No caminho da evolução em produtividade e qualidade do leite

Programa Transtec orienta produtores nas boas práticas na produção leiteira

LEITE EM RONDÔNIA

No caminho da evolução

em produtividade e qualidade do leite

Mesmo figurando em nono lugar entre os Estados que mais produzem leite no Brasil, segundo dados do IBGE, a pecuária leiteira em Rondônia não se dá por satisfeita e busca mais tecnificação dos sistemas produtivos para impulsionar a atividade

Erick Henrique

A agropecuária desponta como o maior segmento econômico em Rondônia, segundo avaliação dos pesquisadores da Embrapa Rondônia – que desenvolveram, em 2020, o projeto de pesquisa e transferência de tecnologia para o fortalecimento da pecuária de leite no Estado para os próximos cinco anos, denominado Transtec.

“A pecuária leiteira, em especial, tem dado importante contribuição. O Estado é o que mais produz leite na Região Norte, com um perfil eminentemente de base familiar. A produção de leite por aqui apresentou crescimento na última década. Entretanto, parte considerável desse aumento se pautou pelo aumento das áreas exploradas e do rebanho”, explica Rhuan Amorin de Lima, analista da instituição e responsável pelo projeto.

Para ele, apesar de nos últimos anos ter sido observada uma mudança gradual na tecnificação dos sistemas produtivos, a produção rondoniense, em geral, ainda é considerada de baixo nível tecnológico. Apesar do baixo índice de adoção de tecnologias, as características produtivas, tais como abundância de chuvas, viabilidade de sistemas de produção de leite a pasto e produção direcionada para a industrialização, demonstram o grande potencial de crescimento da pecuária leiteira nesta unidade da Federação.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?