Efeitos-da-pandemia-no-mercado-de-trabalho-rural-PortalBaldeBranco2020

Pecuaristas do PR têm até o fim de novembro para atualizar seus rebanhos junto à Adapar

Pecu­a­ris­tas e cri­a­do­res do Para­ná têm até o dia 30 de novem­bro para cadas­trar seus reba­nhos jun­to à Agên­cia e Defe­sa Agro­pe­cuá­ria do Para­ná (Ada­par). O cadas­tro é obri­ga­tó­rio para bois, búfa­los, cabras, ove­lhas, suí­nos, cava­los, jumen­tos, mulas, gali­nhas e pei­xes. Todos os ani­mais da pro­pri­e­da­de devem ser cadas­tra­dos. Den­tre outras impli­ca­ções, o pro­du­tor que não cadas­trar fica­ra impe­di­do de reti­rar a Guia de Trân­si­to Ani­mal (GTA). Até o momen­to, o índi­ce de cadas­tro está em 26%, abai­xo do espe­ra­do.

No caso de bovi­nos e buba­li­nos, o cadas­tro subs­ti­tui o com­pro­van­te de com­pra da vaci­na con­tra febre afto­sa, que era apli­ca­da no reba­nho até o ano pas­sa­do. A sus­pen­são da vaci­na­ção foi mais um pas­so do Para­ná rumo ao sta­tus de “Área Livre de Febre Afto­sa sem Vaci­na­ção”, degrau mais ele­va­do no ran­king da sani­da­de inter­na­ci­o­nal, que pode abrir novos mer­ca­dos para as car­nes para­na­en­ses. A expec­ta­ti­va do Para­ná é obter esse reco­nhe­ci­men­to em maio de 2021, duran­te reu­nião da Orga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de Ani­mal (OIE).

A atu­a­li­za­ção do reba­nho pode ser fei­ta jun­to ao sin­di­ca­to rural local ou na cida­de mais pró­xi­ma, veja se sua cida­de per­ten­ce á exten­são de base de algum sin­di­ca­to rural no ende­re­ço https://sistemafaep.org.br/sindicatos/.

Este ano, em vir­tu­de da neces­si­da­de de iso­la­men­to soci­al decor­ren­te da pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus, a Ada­par esten­deu o pra­zo da cam­pa­nha de modo a não cor­rer o ris­co de aglo­me­ra­ções nos casos de cadas­tro pre­sen­ci­al (quan­do o pro­du­tor pre­ci­sa se diri­gir até o local).

Essas situ­a­ções em que o cri­a­dor teria que ir pes­so­al­men­te ao pos­to da Ada­par ou ao sin­di­ca­to rural seri­am exce­ções, pois a pre­fe­rên­cia é que os cadas­tros sejam fei­tos via onli­ne. De acor­do com a Por­ta­ria 78, de 27 de abril de 2020, que bali­za as regras do cadas­tra­men­to, o aten­di­men­to pre­sen­ci­al só será per­mi­ti­do “quan­do o aten­di­men­to ao públi­co seguir as deter­mi­na­ções das auto­ri­da­des com­pe­ten­tes quan­to ao con­tro­le da Covid – 19”.

O cadas­tro é fei­to de for­ma onli­ne, por meio dos ende­re­ços: https://www.adapar.pr.gov.br/  e https://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho  Se tiver difi­cul­da­de, cli­que no ban­ner para aces­sar o site da cam­pa­nha.

Fon­te: FAEP

Rolar para cima