Pedro Arcuri

Melhoramentos das raças leiteiras tropicais

TEN­DÊN­CI­AS Pedro Bra­ga Arcu­ri Pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te MELHO­RA­MEN­TO das raças lei­tei­ras tro­pi­cais O Pro­gra­ma Naci­o­nal de Melho­ra­men­to do Gir Lei­tei­ro (PNM­GL) foi cri­a­do em 1985. Asso­ci­a­do ao pro­gres­so de téc­ni­cas de inse­mi­na­ção arti­fi­ci­al e de fer­ti­li­za­ção in vitro, vem con­tri­buin­do de modo sig­ni­fi­ca­ti­vo para o Bra­sil se tor­nar autos­su­fi­ci­en­te em lei­te, olhan­do …

Melho­ra­men­tos das raças lei­tei­ras tro­pi­cais Leia mais »

Leia mais

Mercado é garantido com qualidade do produtor até o consumidor

TEN­DÊN­CI­AS — Pedro Bra­ga Arcu­ri (Pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te) Caro pro­du­tor, vamos con­si­de­rar uma con­su­mi­do­ra, ou con­su­mi­dor, que che­ga à seção de lati­cí­ni­os do super­mer­ca­do: pen­sa em adqui­rir pro­du­tos de cus­to rela­ti­va­men­te bai­xo, boa qua­li­da­de, que sejam nutri­ti­vos, e ao mes­mo tem­po que sejam sabo­ro­sos, agra­dá­veis ao pala­dar. Pen­san­do, tam­bém, em pro­var algu­ma novi­da­de, algo que viu num canal do You­Tu­be ou no Ins­ta­gram, ou alguém comen­do. Quais são suas esco­lhas? Vári­as mar­cas de lei­te UHT, iogur­tes líqui­dos ou do tipo gre­go, bebi­das lác­te­as fer­men­ta­das, dife­ren­tes tipos de quei­jos e de man­tei­ga… E o que mais?

Leia mais

Soluções para a produção de leite com produtores e vacas felizes

TEN­DÊN­CI­AS Pedro Bra­ga Arcu­ri Pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te Solu­ções para a pro­du­ção de lei­te com PRO­DU­TO­RES E VACAS FELI­ZES Recen­te tra­ba­lho sobre o bem-estar das vacas foi publi­ca­do em revis­ta do pres­ti­gi­o­so gru­po de publi­ca­ções cien­tí­fi­cas Natu­re, demons­tran­do que, num reba­nho de 333 vacas, exis­te comu­ni­ca­ção efe­ti­va entre elas, tan­to em situ­a­ções posi­ti­vas …

Solu­ções para a pro­du­ção de lei­te com pro­du­to­res e vacas feli­zes Leia mais »

Leia mais

Consumo e transformação digital no campo e na linguagem

TEN­DÊN­CI­AS Pedro Bra­ga Arcu­ri Pes­qui­sa­dor da Embra­pa Gado de Lei­te Con­su­mo e trans­for­ma­ção digi­tal no cam­po e na lin­gua­gem Para o lei­te, como será 2020? A expec­ta­ti­va é de cres­ci­men­to econô­mi­co. O con­su­mo deve rea­gir. B oa par­te da popu­la­ção bra­si­lei­ra hoje é com­pos­ta por adul­tos jovens, com­po­nen­tes da “gera­ção mil­le­ni­als”. São jovens adul­tos, urba­nos, …

Con­su­mo e trans­for­ma­ção digi­tal no cam­po e na lin­gua­gem Leia mais »

Leia mais

Desafio de Startups

“De 15 paí­ses que impor­ta­vam lác­te­os há cin­co anos, hoje são 50, com algu­mas situ­a­ções sur­pre­en­den­tes: somos o segun­do mai­or expor­ta­dor de quei­jo tipo Gor­gon­zo­la para a Rús­sia. Chi­le e Méxi­co são impor­ta­do­res sig­ni­fi­ca­ti­vos dos pro­du­tos bra­si­lei­ros.”   Pro­va­vel­men­te você rece­beu esta edi­ção da Bal­de Bran­co alguns dias antes de 22 de novem­bro.  Por­tan­to, pode­rá …

Desa­fio de Star­tups Leia mais »

Leia mais

Cooperar no leite

“De acor­do com o ex-Minis­­tro da Agri­cul­tu­ra, pro­fes­sor Rober­to Rodri­gues, as pes­so­as se unem em coo­pe­ra­ti­vas pela neces­si­da­de de ser­vi­ços de inte­res­se comum. Mas aler­ta que coo­pe­ra­ti­vas bem-suce­­di­­das se ali­cer­çam em três con­di­ções” Dados da Ali­an­ça Coo­pe­ra­ti­va Inter­na­ci­o­nal, no seu site na inter­net, indi­cam que pelo menos 12% da popu­la­ção mun­di­al é mem­bro de algum …

Coo­pe­rar no lei­te Leia mais »

Leia mais

400 em 1 e o 1 em 400

“No pas­sa­do, quais­quer gor­du­ras de ori­gem ani­mal, mes­mo em peque­nas quan­ti­da­des cau­sa­ri­am doen­ças, espe­ci­al­men­te as car­di­o­vas­cu­la­res. Hoje sabe­mos que não é bem assim, ao con­trá­rio: a man­tei­ga, den­tre outros com­po­nen­tes do lei­te, pro­te­ge a saú­de huma­na.”   Os pre­ços para man­tei­ga na bol­sa de mer­ca­do­ri­as de lác­te­os, deno­mi­na­da Glo­bal Dairy Tra­de (GDT), aumen­ta­ram 42% des­de …

400 em 1 e o 1 em 400 Leia mais »

Leia mais

Daqui a dez anos

Em junho, as ins­tru­ções Nor­ma­ti­vas 76 e 77 do MAPA entra­ram em vigor e, após qua­se vin­te anos de nego­ci­a­ções, os gover­nos dos paí­ses do Mer­co­sul (Argen­ti­na, Bra­sil, Uru­guai e Para­guai) assi­na­ram, no dia 28, um acor­do de livre comér­cio com os paí­ses da União Euro­peia. O Pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro defi­niu o acor­do como “his­tó­ri­co”. …

Daqui a dez anos Leia mais »

Leia mais

IN 76 e IN 77 são o “MAPA DA MINA”

As Ins­tru­ções Nor­ma­ti­vas 76 e 77, em vigor des­de junho pas­sa­do, são a evo­lu­ção da IN 51/2002. As novas INs dão ordem e cla­re­za aos regu­la­men­tos ante­ri­o­res, e irão pro­mo­ver avan­ços mai­o­res e mais rápi­dos para a melho­ria da qua­li­da­de do lei­te bra­si­lei­ro, sem per­der de vis­ta que os indi­ca­do­res esta­be­le­ci­dos nas novas regras não …

IN 76 e IN 77 são o “MAPA DA MINA” Leia mais »

Leia mais
Rolar para cima