O trabalho é uma parceria da Embrapa, do Sebrae e Inpe e mostra que os produtores rurais usam as tecnologias para venda e compra de insumos e da produção
Pesquisa conduzida pela Embrapa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra como os produtores rurais usam a internet. Mais de 70% dos produtores rurais que responderam à pesquisa disseram que acessam a internet para interesses gerais sobre agricultura. Já as redes sociais, como o Facebook, e os serviços de mensagem, como o WhatsApp, foram apontados por 57,5% deles como meios utilizados para obter ou divulgar informações relacionadas à propriedade, comprar insumos ou vender a produção.
“Essas ferramentas são utilizadas em atividades gerais com o objetivo de ajudar no planejamento e na gestão da propriedade, mas foi possível observar também que uma boa parte dos produtores rurais já utiliza outras aplicações a partir de sensores remotos e de campo, eletrônica embarcada, aplicativos ou plataformas digitais para fins específicos em uma cultura ou sistema de produção”, explica o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (SP) Édson Bolfe, que coordenou o estudo.
Cerca de 40% dos produtores disseram que vêm usando essas novas tecnologias como canal para a compra e venda de insumos e da produção e, ainda, em torno de um terço deles utiliza soluções digitais com o objetivo de mapear a lavoura e a vegetação e para a previsão de riscos climáticos. “Outras aplicações das tecnologias aparecem em número menor, mas vemos como áreas com tendência de crescimento aquelas voltadas para o bem-estar animal, citada por 21,2% dos respondentes; e para certificação ou rastreabilidade dos alimentos, mencionada por 13,7% deles”, completa Bolfe. Ele ressalta ainda que 95% dos produtores registraram na pesquisa que desejam mais informações sobre agricultura digital.
A pesquisa ouviu mais de 750 participantes entre produtores rurais, empresas e prestadores de serviço sobre tendências, desafios e oportunidades para a agricultura digital no Brasil.
> Leia aqui a pesquisa completa
Fonte: Mapa
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Cooperativa Castrolanda e uma das premiações mais importantes do setor leiteiro nacional, reconhecendo empresas e marcas que se destacam em desempenho, inovação e contribuição para a cadeia produtiva do leite.
📚 Com 60 anos de história e sendo uma publicação impressa e digital especializada na pecuária leiteira em circulação por todo Brasil e exterior, a Revista Balde Branco está concorrendo na categoria MíDIA e contamos com seu voto.
👨🌾 São seis décadas de compromisso com a informação de qualidade, sempre ao lado do produtor rural, promovendo conhecimento e fortalecendo o setor leiteiro nacional.
🗳️ Como votar:
✅ Baixe o app “Meu Agroleite” na loja Google Play ou App Store
✅ Acesse o app e clique no banner do Troféu Agroleite 2025
✅ Preencha seus dados
✅ Na categoria “Mídia”, selecione Revista Balde Branco
✅ Valide o Recaptcha
✅ Pronto! Seu voto está confirmado 🙌
📅 As votações vão até 15/06 e são únicas por CPF. Participe e ajude a valorizar quem há décadas informa e fortalece o campo!
📲 Baixe o aplicativo:
• 👾 Google Play (Android): https://acesse.one/7GBB5
• 🍎 App Store (iOS): https://acesse.one/R58K3
AGRADECEMOS PELO APOIO
EQUIPE BALDE BRANCO