Uma das maiores exposições da Bolívia, a Expocruz conta este ano com aumento expressivo no número de animais inscritos em todas as raças. O Girolando foi a segunda maior em crescimento entre todas as raças, com 64% de exemplares a mais que em 2023, atingindo 103 animais em pista e 13 em torneio leiteiro.
O gerente do Brazilian Girolando e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, representa a entidade no evento e destaca que o uso da raça vem se ampliando ano a ano na Bolívia. “A Associação de Girolando tem parceria com a Asocebu Bolívia e foi responsável pelo treinamento dos técnicos de registro da entidade boliviana. Estamos divulgando na Expocruz os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no Brasil pela Associação de Girolando para o melhoramento genético da raça”, diz Cembranelli.
No torneio leiteiro a raça registrou recorde de produção de leite da Expocruz com a vaca Catalina FIV de Grupo Rojas, do expositor Cabaña Grupo Rojas. Ela teve produção de 237,56 kg/leite, média de 79,19 kg/leite, vencendo o concurso.
Os trabalhos em pista foram conduzidos pelo jurado brasileiro José Jacinto Júnior, que avaliou as composições CCG 1/2, CCG 3/4 e 5/8. O evento vai até o dia 29 de setembro, em Santa Cruz de la Sierra.
Fonte: Girolando