fbpx

MANEJO DE NOVILHAS ao 1º parto: investimento certo

A capacidade de produção de leite de uma vaca depende da aptidão da glândula mamária, da habilidade da fêmea de fornecer nutrientes para o úbere e do manejo dispensado à vaca desde a sua entrada no cio

Sumário — Edição 662

PES­QUI­SA
BIOS­SE­GU­RI­DA­DE

Checklist da pecuária saudável

BIOS­SE­GU­RI­DA­DE CHEC­KLIST da pecuá­ria sau­dá­vel A ado­ção sis­te­ma­ti­za­da de medi­das já conhe­ci­das pelo pecu­a­ris­ta de lei­te pode evi­tar gran­des per­das na pro­du­ção Lui­za Mahia Nun­ca antes o dita­do “Depois do lei­te der­ra­ma­do, não adi­an­ta cho­rar” foi tão apro­pri­a­do para a pecuá­ria lei­tei­ra naci­o­nal. A expres­são popu­lar é uti­li­za­da no sen­ti­do de recla­mar ou se entris­te­cer …

Chec­klist da pecuá­ria sau­dá­vel Leia mais »

Leia mais
IRRI­GA­ÇÃO

Produtor Goiano aumenta produtividade e UA/ha graças à irrigação da pastagem

O zoo­tec­nis­ta da Emater/GO, Fer­na­do Coe­lho (à direi­ta), expli­ca para os pro­du­to­res como foi pla­ne­jan­do o sis­te­ma de irri­ga­ção da Fazen­da Dou­ra­dos­so­bri­nhos Usain e Sima­el, de féri­as IRRI­GA­ÇÃO PRO­DU­TOR GOI­A­NO aumen­ta pro­du­ti­vi­da­de e UA/ha gra­ças à IRRI­GA­ÇÃO DA PAS­TA­GEM Com ori­en­ta­ção téc­ni­ca da Emater/GO, o sis­te­ma ins­ta­la­do na Fazen­da Dou­ra­dos tornou‑a uma refe­rên­cia em desem­pe­nho, …

Pro­du­tor Goi­a­no aumen­ta pro­du­ti­vi­da­de e UA/ha gra­ças à irri­ga­ção da pas­ta­gem Leia mais »

Leia mais
ENTRE­VIS­TA

Com qualificação profissional e acesso à assistência técnica, produtores conseguem os resultados desejados

ENTRE­VIS­TA — Ronei Vol­pi Ronei Vol­pi é médi­co vete­ri­ná­rio for­ma­do pela Uni­ver­si­da­de Fede­ral de San­ta Maria (RS), com ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal há 47 anos no Para­ná, com des­ta­que à atu­a­ção em defe­sa sani­tá­ria ani­mal e na cadeia pro­du­ti­va lei­tei­ra. Há 30 anos é pro­du­tor de lei­te, com atu­a­ção como pre­si­den­te da Comis­são Téc­ni­ca de Bovi­no­cul­tu­ra de Lei­te do Sis­te­ma Faep/­Se­nar-PR, fun­da­dor do Con­se­lei­te Para­ná e da Ali­an­ça Lác­tea Sul-Bra­si­lei­ra. Por 18 anos, foi supe­rin­ten­den­te do Senar-PR e dire­tor exe­cu­ti­vo do Fun­de­pec-PR por 15 anos. Atu­al­men­te, assu­miu a pre­si­dên­cia da Comis­são Naci­o­nal de Pecuá­ria de Lei­te da CNA e da Câma­ra Seto­ri­al da Cadeia Pro­du­ti­va de Lei­te e Deri­va­dos do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra.

Leia mais
SUPE­RA­ÇÃO

Recalculando a rota da vida para sobreviver

A famí­lia (da esq. para a dir.): Pau­lo Jacob e Gla­ci; o cunha­do Hen­ri­que com o filho Matheus no colo; a irmã Mar­ti­na e sua filha, Nati­e­li. Na cadei­ra de rodas, Pau­li­nho, lade­a­do pelos sobri­nhos Usain e Sima­el, de féri­as SUPE­RA­ÇÃO RECAL­CU­LAN­DO a rota da vida para SOBRE­VI­VER Mes­mo enfren­tan­do limi­ta­ções físi­cas na lida da …

Recal­cu­lan­do a rota da vida para sobre­vi­ver Leia mais »

Leia mais
Car­tas

Cartas

CAR­TAS — Dúvi­das dos pro­du­to­res de lei­te Sou filho de um pro­du­tor de lei­te, que me incum­biu a tare­fa de cri­ar as bezer­ras. Por tal razão, soli­ci­to algu­mas ins­tru­ções sobre mane­jo e nutri­ção para essa cate­go­ria de ani­mal. João Mar­cos Sar­to­ri

FRA­SES
OPI­NIÃO

O desafio mundial de proteger a água

Uma, não! São três epo­pei­as numa só. Um time de téc­ni­cos volun­tá­ri­os da Embra­pa Gado de Lei­te foi a onze esta­dos do Bra­sil. Do RS ao RN, pas­san­do por SC, PR, SP, MG, RJ, GO, PE, CE e RO. Ufa! Fomos a 52 even­tos, em ape­nas 64 dias. Esti­ve­mos na Expoin­ter-RS, no Inter­lei­te Bra­sil-MG e no Agri­nor­des­tes-PE. Ah! E em even­tos fei­tos por jovens e para jovens, como o Bra­sil Empre­en­da!, o Chan­ge­of­Mind e o Pro­gra­ma Cor­re­do­res Digi­tais. Tam­bém fize­mos even­tos exclu­si­vos. Sozi­nhos? Não, atu­a­mos em rede.

Rolar para cima