fbpx

Sul­fo TE Tabo­qui­nha, que alcan­çou a 5ª colo­ca­ção, com PTA Lei­te de 480 kg

Touros da bateria leite da CRV Lagoa estão entre os destaques do 21º Sumário Guzerá Leite Zebu

Lança­da de for­ma vir­tu­al, a 21ª edi­ção do Sumá­rio do Pro­gra­ma Naci­o­nal de Melho­ra­men­to do Guze­rá para Lei­te (PNM­GuL) traz o méri­to gené­ti­co de mais de 750 tou­ros e mais de 520 matri­zes da raça Guze­rá na for­ma de ran­king para lei­te, além de outras 23 carac­te­rís­ti­cas de rele­vân­cia econô­mi­ca para os sis­te­mas de pro­du­ção de lei­te e de duplo pro­pó­si­to.

Sem­pre pre­sen­te nos prin­ci­pais sumá­ri­os do Bra­sil, a bate­ria da CRV Lagoa tam­bém se posi­ci­o­na entre os melho­res resul­ta­dos do pro­gra­ma da raça Guze­rá. Dos 404 tou­ros que tive­ram con­fi­a­bi­li­da­de supe­ri­or a 0,50 e filhas de pri­mei­ra lac­ta­ção em pelo menos três reba­nhos, qua­tro ani­mais da Cen­tral tive­ram exce­len­tes resul­ta­dos nas ava­li­a­ções, com des­ta­que para Sul­fo TE Tabo­qui­nha (foto) e Tro­no TE Tabo­qui­nha, clas­si­fi­ca­dos entre os Top 30.

Sul­fo TE Tabo­qui­nha alcan­çou a 5ª colo­ca­ção, com PTA Lei­te de 480 kg. Com altís­si­ma con­fi­a­bi­li­da­de de 93%, Sul­fo é um repro­du­tor mui­to equi­li­bra­do, que pas­sa para suas pro­gê­ni­es mui­ta for­ça lei­tei­ra e alta qua­li­da­de de sis­te­ma mamá­rio. “O tou­ro vem se des­ta­can­do em sua pro­du­ção, com três filhas no suma­rio PNM­GuL entre as Top 50”, des­ta­ca Antô­nio Gar­cia, geren­te de pro­du­to Lei­te Zebu da CRV Lagoa.

Outro des­ta­que no sumá­rio é Tro­no TE Tabo­qui­nha, cujo PTA Lei­te foi de 323 kg. O repro­du­tor tem se des­ta­ca­do por sua pro­du­ção, tam­bém com três filhas no Sumá­rio PNM­GuL entre as Top 50. “Tro­no é um tou­ro pro­va­do den­tro do Pro­gra­ma Naci­o­nal de Melho­ra­men­to do Guze­rá, sen­do filho de Pequi TE Tabo­qui­nha em uma vaca de 4,049kg de lei­te em sua lac­ta­ção”, expli­ca o geren­te.

Com PTA Lei­te de 175 kg, Caim JF é um tou­ro pro­va­do den­tro do PNM­GuL e vem de uma gene­a­lo­gia mui­to con­sis­ten­te no âmbi­to da raça Guze­rá. Filho de Rena JF, que tem lac­ta­ção de 7,804 kg de lei­te em 365 dias, Caim se des­ta­ca nas suas pro­gê­ni­es, ten­do filhas com mui­to arque­a­men­to de cos­te­las, linha de dor­so, lom­bo e ossa­tu­ra mui­to for­tes.

Cáli­ce JF é outro tou­ro pro­va­do no Pro­gra­ma Naci­o­nal de Melho­ra­men­to do Guze­rá, com PTA de 153 kg para lei­te. O repro­du­tor tam­bém pos­sui uma gene­a­lo­gia bas­tan­te con­so­li­da­da den­tro da raça. Sua mãe, Bár­ba­ra JF, tem lac­ta­ção de 10,846 kg de lei­te em 365 dias e é recor­dis­ta mun­di­al de pro­du­ção, enquan­to sua irmã, Can­ja FIV JF, foi recor­dis­ta no Con­cur­so Lei­tei­ro da Mega­lei­te em 2015, com média de 48,28 kg e pro­du­ção na 1ª cria de 4.753 kg.

Antô­nio Gar­cia res­sal­ta o bom desem­pe­nho dos tou­ros pro­va­dos den­tro do Sumá­rio do PNM­GuL, em espe­ci­al o que foi obti­do por Sul­fo TE, pai de inú­me­ros tou­ros pro­va­dos nes­ta edi­ção. “Os qua­tro ani­mais tam­bém se des­ta­cam na pro­du­ção de fême­as, sen­do que sete das que estão entre as Top 50 da ava­li­a­ção são suas filhas. Isso nos mos­tra a qua­li­da­de que os repro­du­to­res têm pas­sa­do para suas pro­gê­ni­es”, fina­li­za.

Fon­te: Asses­so­ria de Comu­ni­ca­ção da CRV Lagoa

 

Rolar para cima