Minas Gerais acaba de ganhar uma entidade para promover a pecuária leiteira e a raça Girolando no entorno de Belo Horizonte. A oficialização do Núcleo Girolando das Gerais aconteceu no último dia 12 de dezembro e teve a adesão de 45 produtores. Segundo o presidente eleito, Alexandre Lacerda, a região é uma das maiores bacias leiteiras do Estado, sendo que a raça Girolando está presente em grande parte das propriedades.

“O nosso objetivo é garantir maior acesso desses produtores à genética de qualidade da raça para elevar a produtividade dos rebanhos, além de difundir tecnologias que permitam a redução dos custos de produção e a adoção de práticas sustentáveis”, disse. A entidade, que funcionará no Parque da Gameleira, na capital mineira, tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que este ano desenvolveu um projeto de fomento para formalização desse tipo de entidade.

A partir deste ano, os núcleos que formalizados junto à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terão direito a uma coparticipação financeira nas receitas da entidade. Os recursos devem ser aplicados pelos Núcleos em ações de fomento da raça em suas regiões, como palestras, dias de campo, capacitações etc. Já existem núcleos de criadores em outros Estados, tais como Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?