O tradicional Prêmio Impacto, entregue anualmente durante o Simpósio Interleite Brasil, leva agora o nome do conhecido professor da Esalq
Para prestar uma homenagem a Vidal Pedroso de Faria, professor aposentado da Esalq-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP e que formou inúmeros técnicos de destaque no setor leiteiro, o Prêmio MilkPoint Impacto foi renomeado e passará a levar o seu nome. O prêmio existe desde 2010 e o MilkPoint homenageia anualmente uma personalidade de destaque durante o Interleite Brasil.
Os candidatos são profissionais cujas contribuições na área de consultoria, ensino ou pesquisa foram fundamentais para a evolução da pecuária leiteira. No ano de lançamento do prêmio, o professor Vidal foi a personalidade que levou o troféu para casa, com mais de 70% dos votos pela internet.
“O Prêmio Impacto já teve sete edições e, após esses anos todos, ocorreu-me que seria o momento de personalizá-lo com o nome daquele que não só foi seu primeiro ganhador, mas que formou muita gente boa que atua no leite. Talvez o professor Vidal nem saiba disso, mas teve também um papel fundamental na minha trajetória profissional”, comenta Marcelo Pereira de Carvalho, idealizador do Prêmio.
“Logo que tive a ideia, liguei para o professor Vidal perguntando se poderia colocar seu nome no prêmio. Logo após sua autorização, acompanhada de algum constrangimento, pois sua humildade de sempre não o permite se achar merecedor de homenagens, postei no Facebook e logo deparei com uma repercussão muito positiva, o que evidenciou o acerto da iniciativa”, completa.
Vidal Pedroso de Faria foi diretor da Fealq-Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e hoje é membro do conselho editorial de Balde Branco. Obteve seu título de Engenheiro Agrônomo e Doutor pela Esalq-USP, mestrado pela Ohio State University. Na Esalq, ele atuou como professor titular, aposentando-se em 1995. Lecionou bovinocultura de leite, nutrição de ruminantes e bovinocultura de corte. Publicou 253 artigos técnicos e científicos e orientou 22 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Foi também Chefe do Departamento de Zootecnia e Coordenador do Campus de Piracicaba-SP.
Sempre muito atuante, foi também assessor técnico da Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo e da Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais (Itambé). Atuou como consultor da FAO para a elaboração de um projeto de fazenda experimental e de um centro de pesquisa na Tanzânia, África. Foi também consultor da Embrapa em um projeto de confinamento de gado leiteiro em Brasília; membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora-MG, e consultor técnico da Fapesp.
Dentre os prêmios recebidos, além do próprio Prêmio MilkPoint Impacto 2010, destacam-se ao longo da carreira do professor Vidal: International Dairy Production Award em 1995, da American Dairy Science Association; Zootecnista do Ano de 1995, da Sociedade Brasileira de Zootecnia; International Alumini Award em 1997, pela Ohio State University; Medalha do Mérito Científico e tecnológico do Governo de São Paulo; Medalha Dr. Mário Luiz Martinez, Extensão e Ensino do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite da Embrapa; Medalha do Mérito Cooperativista José Pereira Campos Filho da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (Itambé).
A oitava versão do Simpósio Interleite Brasil acontecerá em Foz do Iguaçu-PR, nos dias 17 e 18 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.