FAEMG/SENAR lança programa “Genética em Campo”

Objetivo é melhorar a produtividade das fazendas do estado e ampliar a rentabilidade dos produtores mineiros

O Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), lançou o “Genética em Campo”, o Programa de Aceleração do Melhoramento Genético Pecuário de Minas Gerais, quarta-feira (1º/5), em Uberaba. O anúncio ocorreu durante a reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Corte da Faemg, dentro da programação da ExpoZebu.

Esta é uma parceria com a startup Agro10X que visa melhorar a produtividade das fazendas do estado e ampliar a rentabilidade dos produtores rurais. “O programa é importante para que os pequenos e médios produtores possam ter acesso a bois com melhoramento genético apurado”, explicou o presidente do Inaes e vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.

Por meio do programa, o produtor rural terá auxílio de técnicos para fazer o diagnóstico de sua propriedade, de profissionais que irão conciliar essa análise com suas necessidades e apoio na jornada de compra e entrega de animais selecionados.

Raca Sindi 1“O foco do Inaes é voltado para inovação, pesquisa aplicada e geração de soluções práticas para os produtores. O Genética em Campo viabiliza que o produtor rural faça bons negócios, levando um animal melhorador que vai elevar os índices de produtividade e, consequentemente, de rentabilidade em sua propriedade”, disse o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha.

Ineditismo

A Agro10X ficará responsável pelo atendimento técnico consultivo, garantindo a satisfação do produtor rural. “Isto é inédito no Brasil: a indicação técnica a partir de um diagnóstico. Os consultores de negócio estão muito próximos aos produtores e entendem bem a realidade. Nós, da Agro10X, vamos trabalhar essa base de informação para construir a indicação técnica”, destacou o diretor do Agro10X, Wagner Oliveira.

O programa vai começar com 50 consultores de negócio, que são técnicos de campo formados em Agrárias, atendendo em torno de 1.500 produtores rurais em 42 municípios. A expectativa é ampliar para atender todos os municípios do estado.

Como diferencial, o programa prevê ainda o acompanhamento pós-venda para avaliar o grau de satisfação do produtor. Essa fase ficará a cargo do Inaes, bem como a seleção e capacitação dos consultores de negócios e o credenciamento dos sindicatos.

Fonte: Sistema FAEMG/Senar

Posts Relacionados

Centro de Excelência em Leite será construído em Castro (PR)

Iniciativa do Sistema FAEP deve colocar o Paraná na vanguarda da formação de mão de obra para a cadeia produtiva do leite, com início das operações previsto para 2027 O...

Tecnologia com óleos essenciais reduz metano e aumenta produção de leite

Redução de metano com mais leite: solução da Alltech mostra resultados positivos em vacas leiteiras A pecuária leiteira brasileira ganha um reforço sustentável com a chegada do Agolin™ Ruminantes BR,...

Embrapa lança capacitação exclusiva para mulheres da assistência técnica rural

Capacitação técnica da Embrapa fortalece atuação de mulheres no campo A Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SP), anuncia a realização de um curso...