15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo acontece em Brasília

Congresso Brasileiro do Cooperativismo acontece de 14 a 16 de maio, na capital do País, celebrando o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Na terça-feira (14/05) foi iniciado o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), em Brasília. O CBC promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo do evento é debater o futuro do cooperativismo brasileiro nas mais diversas áreas de atuação. Joao Marques no 15o CBCA Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce está presente no evento, sendo representada pelo diretor-presidente, João Marques (foto).

 

O CBC é considerado o maior evento sobre cooperativismo no Brasil, e nesta edição o tema é “Projetando um futuro mais coop”. Em Minas Gerais a preparação para o CBC iniciou há alguns meses, quando a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) realizou os encontros regionais em todo o estado, com o intuito de coletar principais demandas de cada região, para serem incorporadas aos debates em Brasília. Na oportunidade, 353 líderes de 180 cooperativas de Minas estiveram nos encontros regionais, que juntas, movimentam R$ 66,2 bilhões, valor que corresponde a 56% da economia local.

 

A OCB divulgou os 7 temas que serão base para os debates no CBC: Comunicação; Cultura Cooperativista; ESG (Ambiental, Social e Governança); Inovação; Intercooperação; Negócios; Representação. Através da reflexão sobre cada uma das temáticas, o congresso pretende incorporar novas formas de atuação, visando o desenvolvimento sustentável do cooperativismo em cada estado do país.

A 15ª edição do CBC visa gerar uma construção coletiva de um planejamento estratégico que vai guiar o cooperativismo no Brasil de 2025 até 2030. “A nossa presença aqui é motivo de muita satisfação, é animador poder debater como o cooperativismo pode ser ainda mais benéfico para a sociedade. Com certeza esse congresso é o maior exemplo de intercooperação que temos no Brasil, a união de boas ideias e a criação de soluções em conjunto é muito importante para todos os ramos do cooperativismo.”, afirmou João Marques.

 

Fonte: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...