Comissão visa aumentar a participação das mulheres no Sistema Sindical e desenvolver a liderança
Foi lançada no dia 1 de novembro a Comissão Capixaba das Mulheres do Agro. No evento Elas no Agro, que reuniu cerca de 2 mil mulheres, foi anunciada a Comissão que visa aumentar a participação das mulheres no Sistema Sindical, além de desenvolver a capacidade de liderança no setor agropecuário.
A Comissão está composta por Mariana Paganini, presidente da Comissão, que é também presidente do Sindicato Rural de Guarapari e representante do Espírito Santo na Comissão das Mulheres da CNA; Daniele Becalli, vice-presidente da Comissão e presidente do Sindicato Rural de Itarana; Evani Cassaro, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha; Duda Boeker, presidente do Sindicato Rural de Santa Maria de Jetibá; Arlene Milani, presidente do Sindicato Rural de Baixo Guandu; e Márcia Rangel, presidente do Sindicato Rural de Conceição da Barra.
A presidente, Mariana Paganini, fala da emoção de prestigiar o momento de apresentação da comissão no evento. “O lançamento da Comissão Capixaba de Mulheres do Agro foi cuidadosamente planejado com muita responsabilidade e com o apoio do Sistema. Foi emocionante testemunhar a força feminina no Elas no Agro Capixaba e marcar simbolicamente a criação da Comissão”, afirma.
O desenvolvimento das comissões estaduais nas federações faz parte do plano de ação da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para fortalecer o protagonismo feminino no setor agropecuário.
“A Comissão levará a representação do Espírito Santo a um movimento que já é nacional. Para isso, é fundamental que conheçam o Sistema e os Sindicatos, apresentem propostas, criem comitês de desenvolvimento em suas comunidades e busquem um protagonismo cada vez maior na sociedade para fortalecer o agronegócio”, destacou o presidente do Sistema, Júlio Rocha.
A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Letícia Toniato, reforça a necessidade de valorizar e ampliar as vozes femininas do meio rural, tanto pelo Elas no Agro, quanto pela criação da Comissão Estadual. “O Senar-ES acredita no potencial da participação feminina no setor e continuará investindo no fortalecimento e na capacitação dessas mulheres para que elas continuem conquistando novos e diferentes espaços na sociedade”, ressalta.
A criação da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro tem como objetivo desenvolver mais lideranças femininas, por meio de capacitações, estimular a participação ativa das mulheres, além de incentivar uma maior representação política e técnica, no ambiente predominantemente masculino, que é o meio rural.
Os próximos passos da comissão incluem a finalização da composição da diretoria e o planejamento estratégico de reuniões, capacitações e treinamentos, segundo Mariana. “Esses esforços serão fundamentais para iniciar os trabalhos nos municípios e garantir uma representação sólida do nosso estado. Agradecemos o suporte da Comissão de Mulheres do Agro da CNA e continuamos contando com a colaboração para avançar nas conquistas do agro”, enfatiza.
Fonte: CNA