Leilão da CCPR oferta bezerras com genética da EPAMIG no dia 27 de janeiro

Na oportunidade serão ofertados animais ½ sangue gir e ½ holandês produzidos com tecnologia genética da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais 

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) anunciou a alteração da data do 1º Leilão de Bezerras Girolando. O evento que estava previsto para esta terça-feira, 17 de dezembro,  acontecerá no dia 27 de janeiro de 2025. Na oportunidade serão ofertados animais ½ sangue gir e ½ holandês produzidos com tecnologia genética da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

 

O leilão online será realizado no site da MF Leilões. Os animais estão localizados em Sete Lagoas (MG) e há possibilidade de frete grátis para entregas com distância de até 100 km. O pagamento poderá ser realizado em até 30 parcelas (15 duplas) e mais informações podem ser obtidas por telefone (14) 99782-4748 (MF Leilões).

 

Genética EPAMIG

As bezerras foram geradas por fertilização in vitro (FIV), para garantir o padrão F1 (metade gir e metade holandês) difundido pela EPAMIG. Os animais foram produzidos pela EPAMIG e vendidos à CCPR.  Os embriões foram obtidos pela combinação de oócitos (células que dão origem aos óvulos) de fêmeas gir leiteiro e sémen de touros holandeses, altamente qualificados e selecionados.

“Os animais disponibilizados fazem parte de uma parceria entre a CCPR e a EPAMIG para melhorar a qualidade do rebanho mineiro, firmada há cerca de três anos. Esse é o primeiro lote colocado à venda e vai atender a produtores que queiram investir em fêmeas rústicas, com elevado desempenho e aptidão para a produção de leite”, afirma o consultor em Genética da CCPR, Byron Ladeira.

Leilao CCPR .jpg

O zootecnista Clenderson Gonçalves, chefe da Assessoria de Negócios Tecnológicos da EPAMIG, explica que a Empresa tem investido na tecnologia da fertilização in vitro para aumentar a qualidade dos animais e garantir a reposição do rebanho leiteiro.

“Queremos o melhorar nosso rebanho experimental e gerar animais de qualidade para os produtores, contribuindo assim para o melhoramento do rebanho leiteiro de Minas Gerais”, afirma.

As fêmeas que fornecem os oócitos integram o Programa de Melhoramento Genético do Gado Gir Leiteiro, conduzido no Campo Experimental Getúlio Vargas da EPAMIG, em Uberaba. A Unidade é referência na pesquisa e seleção da raça. O trabalho, iniciado na década de 1940, contempla áreas de reprodução, produção e qualidade do leite, nutrição, alimentação e sanidade.

O objetivo das pesquisas em melhoramento é constituir um rebanho de alto valor genético. Nesse projeto específico a busca é pela manutenção de características como desempenho, produção de leite, rusticidade, longevidade e boa adaptação a sistemas de pastejo.

“Manter um rebanho F1 de elevada qualidade é difícil em qualquer propriedade. A fertilização in vitro é uma alternativa para garantir o padrão meio sangue, uma vez que a recria por cruzamento normal entre animais que já são girolando poderia gerar animais ¾ gir ou ¾ holandês” justifica Clenderson Gonçalves.

Posts Relacionados

Técnicas de manejo de pastagens fortalecem agricultura familiar no Pará

Dia de campo reúne agricultores de 12 municípios para promover pecuária sustentável Representantes da agricultura familiar participaram do Dia de campo em recuperação e manejo de pastagens para a agricultura...

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos Para reforçar a eficiência dos programas reprodutivos em bovinos, especialmente na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na...

Bem-estar animal perde seu maior nome: Mateus Paranhos

A pecuária brasileira e a ciência perdem uma de suas maiores referências. Mateus Paranhos, professor, zootecnista, pesquisador, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp – Jaboticabal) e coordenador...