Governo define novo prazo para produtor rural adotar Nota Fiscal Eletrônica

Agricultor que faturou mais de R$ 360 mil em 2023 ou 2024 precisa adotar o documento digital a partir de 1 de julho de 2025. Demais devem se adequar a partir de 5 de janeiro de 2026

Antonio Senkovski – jornalista do Sistema FAEP

Os produtores rurais do Paraná e de outros Estados ganharam mais tempo para adotar a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nas operações estaduais, em substituição à Nota Fiscal, modelo 4. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)

O prazo para adesão à Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) foi dividido em dois calendários. A partir de 1 de julho de 2025, o documento virtual passa a ser obrigatório nas operações interestaduais e internas praticadas por produtores rurais que, nos anos de 2023 ou 2024, obtiveram em qualquer um dos períodos receita bruta decorrente de atividade rural em valor superior a R$ 360 mil. Para os demais produtores, a obrigatoriedade passa a valer em 5 de janeiro de 2026.

A alteração faz parte de um processo para levar mais agilidade e eficiência fiscal, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente pelo portal da Receita Estadual. Outra vantagem é o fato de o produtor rural não precisar se deslocar até a prefeitura para buscar e/ou entregar os talões de papel e carbono.

O Sistema FAEP tem atuado para contribuir com a adoção do documento virtual. Porém, com diferentes realidades em relação ao acesso a ferramentas digitais coexistindo no campo, a entidade tem alertado as autoridades sobre a necessidade de fazer uma transição levando em consideração o prazo para ocorrer essa mudança.

Treinamentos sobre NFP-E

Para auxiliar os produtores rurais do Paraná nessa transição para o uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), o Sistema FAEP promoveu turmas presenciais de treinamento com colaboradores de sindicatos rurais. Em novembro, ocorreram cursos em Pato Branco, Guarapuava, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Maringá, Ibiporã e Curitiba.

Além disso, o Sistema FAEP, em parceria com técnicos da Receita Estadual, elaborou um treinamento online voltado a emissão da NFP-e, que compreende diversos materiais como manuais, guias práticos de como utilizar as ferramentas da Receita Estadual e aulas em vídeo para orientar os produtores rurais a emitirem a NF-e corretamente. Confira todos os detalhes sobre a capacitação.

Posts Relacionados

Painel da Mulher Cooperativista na Agroleite 2025

Painel da Mulher Cooperativista emociona e inspira participantes durante o Agroleite 2025 Com o tema “Você nasceu para dar certo”, o Painel da Mulher Cooperativista foi um dos momentos mais...

Holandesa Vermelha e Branca é destaque na Agroleite 2025

A raça Holandesa Vermelha e Branca brilhou na pista de julgamentos da Agroleite 2025, durante a tarde de quarta-feira (6), segundo dia do evento em Castro (PR). A Arena Agroleite...

Troféu Agroleite 2025 celebra os destaques da pecuária leiteira nacional

Premiação reconhece 16 categorias e reforça compromisso com a inovação e excelência do setor Noite de homenagens em Castro (PR) A cidade de Castro, no Paraná, foi palco de uma...