IV Simpósio sobre Produção, Qualidade e Uso de Sementes Forrageiras Tropicais acontece em Presidente Prudente (SP)

Garantir a qualidade e a sanidade das sementes de forrageiras tropicais é um desafio fundamental para a produtividade agropecuária no Brasil. O uso de sementes contaminadas por patógenos pode comprometer o estabelecimento das pastagens, afetando a nutrição animal e reduzindo a longevidade das forrageiras. Além disso, a exportação de sementes depende do cumprimento de rigorosos padrões fitossanitários, tornando a sanidade um fator estratégico para o setor.

O tamanho do mercado brasileiro de sementes forrageiras é estimado em US$ 343,95 milhões em 2024 e deve atingir US$ 482,41 milhões até 2029, de acordo com um relatório da Mordor Intelligence, empresa global de pesquisa de mercado e consultoria.

Diante dessa realidade, o IV Simpósio sobre Produção, Qualidade e Uso de Sementes Forrageiras Tropicais será realizado nos dias 12 e 13 de março, reunindo especialistas para discutir os avanços, desafios e soluções na produção de sementes forrageiras no Brasil. O evento contará com a presença de José Otávio Menten, professor sênior da ESALQ e presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), que ministrará uma palestra sobre “Patologia em Sementes de Forrageiras”.

Em sua apresentação, Menten abordará a importância da sanidade das sementes, o papel essencial das pastagens e das sementes de forrageiras tropicais na pecuária brasileira, além de discutir as principais doenças que afetam gramíneas e leguminosas forrageiras. Serão destacados os métodos de detecção e identificação de patógenos em sementes de braquiária e panicum, os impactos da sanidade das sementes na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e na exportação, além das estratégias de controle desses patógenos.

Além da palestra do presidente do CCAS, importantes nomes da academia estarão presentes no simpósio para discutir temas relevantes relacionados à produção, qualidade e uso das sementes forrageiras tropicais, trazendo conhecimento técnico e perspectivas inovadoras para o setor.

O evento será uma oportunidade única para produtores, pesquisadores e profissionais do setor aprofundarem seus conhecimentos sobre as melhores práticas na produção e qualidade de sementes forrageiras tropicais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://eventos.fundag.br/events/2d5d3c9e-a057-406b-bd3c-3efdb425bd7b.

Posts Relacionados

Instituto de Zootecnia fortalece a pecuária brasileira

Pecuária brasileira é impulsionada por pesquisas do Instituto de Zootecnia A pecuária brasileira vem se destacando no cenário nacional e internacional, e o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) tem papel essencial...

Sarapuí amplia uso de leite de búfala na merenda escolar

Leite de búfala ganha espaço na alimentação escolar em Sarapuí O leite de búfala está conquistando espaço na alimentação escolar do município de Sarapuí, em São Paulo. A prefeitura, por...

A 3ª ExpoLeite segue até o dia 19!

A 3ª ExpoLeite 2025 segue movimentando o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com uma programação intensa dedicada à pecuária leiteira. O evento, que reúne produtores, técnicos, estudantes e empresas...