Piracanjuba celebra 70 anos com expansão e inovação

Piracanjuba

A marca Piracanjuba completa 70 anos em 2025 consolidada entre os principais nomes da indústria de laticínios no Brasil. Com sede no interior de Goiás e origem familiar, a empresa se destaca por pioneirismos no setor, como o lançamento do primeiro leite UHT com tampa de rosca (2008), o primeiro leite zero lactose do Brasil (2012) e, mais recentemente, o leite A2 de caixinha (2022).

Atualmente, a Piracanjuba é a sétima marca mais consumida nos lares brasileiros, segundo o ranking Brand Footprint 2025, da Kantar. A empresa pertence ao Grupo Piracanjuba, que reúne mais de 200 produtos e cerca de 4 mil colaboradores. A previsão é encerrar o ano com faturamento próximo de R$ 12 bilhões.

De acordo com o presidente Luiz Claudio Lorenzo, o foco da marca segue sendo a qualidade, inovação e responsabilidade com o consumidor. “A companhia nasceu com esse propósito: só produzimos o que levaríamos para nossa própria família. Esse princípio segue sendo o centro das nossas decisões”, afirma.

Novas unidades e crescimento regional

Em 2025, a marca celebrou seus 70 anos anunciando a aquisição de sua primeira fábrica no Nordeste, localizada em Nossa Senhora da Glória (SE), voltada à produção de queijos e derivados. A empresa também avança com as obras da nova fábrica em São Jorge D’Oeste (PR), uma das maiores do país na produção de muçarela, manteiga, whey protein e lactose em pó.

Atualmente, o Grupo Piracanjuba conta com oito fábricas em operação, localizadas nos estados de GO, MG, PR, SC, SP, RJ, RS e SE, além de 16 postos de resfriamento de leite espalhados pelo país. A capacidade de processamento atinge 6 milhões de litros de leite por dia.

Portfólio em expansão e novas marcas

Com produtos voltados a diferentes perfis de consumo, o Grupo Piracanjuba também é detentor das marcas LeitBom e Emana, além de atuar por meio de licenciamentos com Almond Breeze, Ninho e Molico.

A linha de bebidas lácteas ganhou reforço com o lançamento da Piracanjuba Zquad, com sabores voltados ao público jovem, como Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit. Outro destaque foi a collab com a Milky Moo, que apresentou sabores como Pandora e Chicletin.

Comunicação de impacto e reconhecimento internacional

A marca também tem investido em campanhas de alto alcance. Foi patrocinadora oficial das transmissões dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na TV Globo e idealizadora da campanha “Desaparecidos”, em parceria com a Associação Mães da Sé.

A ação estampou rostos de pessoas desaparecidas nas embalagens de leite e utilizou inteligência artificial para reconstruir digitalmente imagens com base na idade atual dos desaparecidos. A iniciativa rendeu à Piracanjuba um Leão de Bronze no Festival de Cannes 2024, na categoria Creative Data.

Compromisso com o futuro

A expansão do grupo também passa pela governança. Em 2024, a empresa anunciou uma nova estrutura corporativa, adotando oficialmente o nome Grupo Piracanjuba e criando o cargo de presidente. No mesmo ano, passou a atuar também fora do setor lácteo, com a entrada no segmento de suplementos alimentares.

A nova planta industrial no Paraná deverá iniciar operações ainda em 2025, com capacidade para produzir anualmente 39,4 mil toneladas de muçarela, 7,9 mil toneladas de manteiga, 6 mil toneladas de whey protein e 14,8 mil toneladas de lactose em pó.

“Estamos preparados para participar da jornada alimentar das famílias brasileiras em todas as fases da vida. A inovação sempre esteve no nosso DNA, e continuamos comprometidos com a qualidade e com o bem-estar de cada geração”, afirma Luiz Claudio.

Linha do tempo – 7 décadas de história e inovação

  • 1955: Criação da marca e lançamento da manteiga em lata

  • 2008: 1º leite longa vida com tampa de rosca no Brasil

  • 2012: 1º leite longa vida zero lactose

  • 2014: Aquisição da marca LeitBom

  • 2018: Parceria com Almond Breeze (bebidas vegetais)

  • 2019: Produção de Ninho e Molico (licenciadas)

  • 2020: Aquisição de 3 fábricas da Nestlé

  • 2021: Entrada no segmento de nutrição infantil

  • 2022: Lançamento do leite A2 de caixinha

  • 2024: Reestruturação corporativa, aquisição da Emana e campanha “Desaparecidos”

  • 2025: Aquisição de unidade no Nordeste e campanha “70 anos – Vem pra festa, vem!”

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