Selo da ABCB certifica produtos 100% leite de búfala e fortalece confiança do consumidor
Garantia de autenticidade e origem do leite de búfala
A Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB) avança na valorização e proteção da cadeia produtiva do leite de búfala com o Selo de Pureza. Criado para assegurar a autenticidade dos produtos comercializados no Brasil, o selo certifica que os derivados lácteos identificados com essa marca são feitos exclusivamente com leite de búfala — sem adição de leite de vaca.
Controle rigoroso em parceria com o Instituto de Zootecnia
A certificação é sustentada por um controle mensal criterioso, realizado em parceria com o Instituto de Zootecnia de São Paulo. Por meio da análise laboratorial de amostras, o programa garante rastreabilidade e confiabilidade, estabelecendo um padrão de transparência entre produtores, indústrias e consumidores.
Transparência e compromisso com o consumidor
Para o presidente da ABCB, Simon Riess, o Selo de Pureza é mais do que uma certificação de qualidade: trata-se de um compromisso com a veracidade dos produtos oferecidos no mercado.
“A importância do selo é, de forma bem transparente, garantir que o consumidor compre sempre o produto feito com leite de búfala. É uma forma de o consumidor saber exatamente o que está levando para casa”, explica Riess.
Fortalecimento da cadeia produtiva do leite de búfala
Além da verificação técnica, o selo busca promover o fortalecimento do setor como um todo, ao integrar criadores, produtores, laticínios e instituições de pesquisa.
“O selo, por estar vinculado à ABCB, impacta diretamente toda a cadeia, por unir mercado, produtor, criador e pesquisa. É um programa que integra todos os elos e contribui para o fortalecimento do setor”, complementa o presidente da ABCB.
Programa já certificou 11 laticínios em todo o Brasil
Atualmente, 11 laticínios em diferentes estados brasileiros já foram certificados com o Selo de Pureza. Entre eles estão empresas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Pará. Essa abrangência nacional é considerada um dos principais trunfos da iniciativa, ao demonstrar a presença do leite de búfala em diversas regiões do país e fomentar o consumo consciente.
Case de sucesso: Laticínios Kronhardt, do Rio Grande do Sul
Um exemplo da eficácia do programa vem do Rio Grande do Sul, onde o Laticínios Kronhardt, localizado no município de Glorinha, é a única empresa gaúcha a processar leite de búfala e ostentar o Selo de Pureza. A empresa, que iniciou seu trabalho com leite de búfala há 25 anos em parceria com a Cooperbúfalo, produz atualmente burrata e mussarela (em formatos de barra, bola e cerejinha), com o processamento de cerca de 10 mil litros por semana.
Selo de Pureza fortalece marca e confiança do consumidor
Filipe Signori, representante do laticínio, destaca que a certificação trouxe credibilidade e agregou valor ao produto final.
“Foi muito interessante para nós porque o Selo de Pureza veio avalizar aquilo que a gente sempre fez e sempre, comprovadamente, colocou nos nossos produtos, que era puro leite de búfala. Isso foi muito importante porque deu esse aval da associação e da entidade Selo de Pureza”, afirma.
Segundo Signori, a distinção fortaleceu a confiança dos clientes e a identidade da marca. O reconhecimento obtido por meio da certificação impulsionou a visibilidade dos produtos no mercado regional e contribuiu para a valorização da produção artesanal e autêntica do leite de búfala.
Uma ferramenta para crescimento sustentável da cadeia produtiva
O programa da ABCB, ao garantir a procedência e a exclusividade do leite utilizado, se posiciona como uma ferramenta estratégica para o crescimento sustentável da cadeia do leite de búfala no Brasil. Além disso, reforça a relação de confiança entre os produtores e o consumidor final, que busca por alimentos saudáveis, autênticos e com origem comprovada.
Certificação valoriza o produtor e protege o consumidor
À medida que cresce o interesse do público por produtos diferenciados e com certificações de qualidade, iniciativas como o Selo de Pureza ganham protagonismo. Elas não apenas protegem o consumidor contra fraudes, como também elevam o padrão da produção nacional e projetam o Brasil como um importante polo na produção de derivados de leite de búfala com alto valor agregado.