Nestlé e Banco do Brasil firmam parceria

Nestlé e Banco do Brasil firmam parceria

Parceria de R$ 100 milhões incentiva práticas regenerativas e de baixo carbono

A Nestlé e Banco do Brasil firmam parceria estratégica para impulsionar a descarbonização da cadeia leiteira no país. O acordo disponibiliza, inicialmente, R$ 100 milhões em linhas de crédito rural voltadas a projetos de produção sustentável, beneficiando produtores participantes do Programa Nature por Ninho. A iniciativa tem como foco acelerar a adoção de práticas regenerativas e de baixo carbono nas fazendas fornecedoras de leite da companhia.

O investimento reforça o compromisso das duas instituições com o fortalecimento de sistemas alimentares regenerativos e com a transição para uma produção de leite mais sustentável. O crédito rural será destinado a produtores que queiram implementar tecnologias e manejos que reduzam emissões, aumentem a eficiência energética e promovam o uso racional dos recursos naturais.

Apoio financeiro e técnico para produtores da cadeia leiteira

Por meio da parceria, a Nestlé e Banco do Brasil firmam parceria com um modelo que une crédito, assistência técnica e incentivo direto aos produtores. A Nestlé atuará como elo entre o banco e os pecuaristas, orientando na aplicação dos recursos para garantir que os investimentos resultem em impacto ambiental positivo e mensurável.

A proposta é simplificar o acesso ao crédito e ampliar o alcance das práticas regenerativas dentro do Programa Nature por Ninho, criado pela Nestlé para estimular a transição da cadeia do leite para sistemas de produção sustentáveis. As práticas apoiadas incluem o manejo regenerativo do solo, o uso de insumos biológicos, o bem-estar animal, a eficiência hídrica e energética e a diversificação de culturas dentro das propriedades.

Segundo Bárbara Sollero, head de agricultura regenerativa da Nestlé, “a parceria com o Banco do Brasil rompe uma das principais barreiras para a transição em escala: o acesso ao financiamento com taxas competitivas. Acelerar a transformação da cadeia do leite é parte central da nossa estratégia porque traz mais eficiência para os produtores, mais resiliência para os sistemas produtivos e, como consequência, a descarbonização da operação.”

Iniciativa reforça papel do crédito rural sustentável

O Banco do Brasil, maior financiador do agronegócio nacional, destaca que a Nestlé e Banco do Brasil firmam parceria para estimular o uso sustentável do crédito rural. O convênio permitirá ao produtor rural obter financiamento com taxas acessíveis, incentivando o desenvolvimento de cadeias produtivas mais equilibradas e competitivas.

“A parceria com a Nestlé é um exemplo concreto de como o Banco do Brasil atua para alavancar a aplicação sustentável do crédito rural e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas. O convênio permite ao produtor rural a obtenção de financiamentos com taxas competitivas e à empresa conveniada, a originação da matéria-prima destinada à sua produção”, explica João Fruet, diretor de Corporate and Investment Bank do Banco do Brasil.

O banco tem ampliado seu portfólio de produtos voltados à sustentabilidade e à agricultura regenerativa, alinhando-se às metas globais de redução de carbono e de incentivo à produção responsável.

Nature por Ninho: modelo de produção regenerativo em expansão

O Programa Nature por Ninho é uma das principais iniciativas da Nestlé em agricultura regenerativa. Criado há mais de 15 anos, o programa conta atualmente com cerca de mil produtores parceiros em todo o Brasil. Os participantes são avaliados em quatro níveis — Bronze, Prata, Ouro e Diamante — de acordo com o grau de implementação de práticas sustentáveis, recebendo bonificações proporcionais aos avanços conquistados.

As conquistas são expressivas. Na safra 2024/25, as fazendas classificadas no nível Ouro reduziram em 16% o uso de nitrogênio sintético, em 8% o custo de produção da silagem e cultivaram 47% mais variedade de espécies vegetais em comparação às propriedades convencionais. Como resultado, produziram leite com uma pegada de carbono 39% menor.

Desde o início do programa, mais de 1 bilhão de copos de leite foram produzidos pela Nestlé a partir de fazendas certificadas com práticas avançadas em agricultura regenerativa. A nova aliança reforça o papel do programa como referência global em sustentabilidade e inovação no campo.

Assine a Regista Digital Balde Branco

Assine agora a revista digital Balde Branco e tenha acesso exclusivo a conteúdos de qualidade, reportagens especiais e informações que fazem a diferença para produtores, técnicos e profissionais do agro.

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...