Megaleite 2017 será aberta nesta quarta em BH

A abertura oficial da Megaleite 2017 será realizada nesta quarta-feira, dia 28, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG

A solenidade acontecerá a partir das 9h e terá a presença de diversas lideranças do setor e autoridades políticas. Agendada para o período de 28 de junho a 1º de julho, esta é a segunda edição da Megaleite na capital mineira. A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões em negócios e receba um público superior a 70 mil pessoas. Mais de 80 empresas de diversos segmentos estarão expondo produtos e serviços na feira.

A feira terá mais de 1700 animais de seis raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Guzerá Leiteiro participando das competições e leilões. A programação da feira ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), palestras e fórum de debates. O evento contará também com a Via Láctea Mini Usina de Leite, onde acontecerão cursos de fabricação de queijo frescal e degustação comentada, e da Mini Fazenda, que deve receber 3 mil estudantes de Belo Horizonte.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá o Megaleite Day, no Tatersal 1 do Parque da Gameleira. O evento contará com uma palestra do médico Drauzio Varella sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo do leite e com uma receita show ao vivo com um dos chefs mais famosos do Brasil, o francês Olivier Anquier. O evento é uma parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e do #bebamaisleite, tendo como patrocinadores Embaré/Camponesa e Tetra Pak.

Na programação da Megaleite 2017 estão previstas as realizações de seis exposições de animais: a 28ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 9ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o Circuito Nacional da Raça Holandesa 2017 – Etapa Mineira, a Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça 2017, a 1ª Exposição Homologada da Raça Jersey e de Jersolando de Minas Gerais e o Concurso Leiteiro e Mostra de Guzerá e Guzolando.

Duas raças bovinas já iniciaram as competições na Megaleite 2017. Desde domingo, as 26 fêmeas da raça Gir Leiteiro estão disputando o Torneiro Leiteiro e até quarta-feira passarão por 10 ordenhas. Já a raça Girolando começou na segunda-feira (26) seu 28° Torneiro Leiteiro com a participação de 15 animais. A Megaleite 2017 também terá 11 leilões das raças Girolando e Gir Leiteiro. Uma novidade este ano na comercialização de animais é o Feilão que consiste na oferta de animais inscritos na exposição, para negociação entre os criadores.

Já confirmaram presença comitivas da Bolívia, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá, que serão recepcionadas na “Casa do Criador” e poderão conhecer o novo projeto internacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o Brazilian Girolando, cujo objetivo é oferecer um pacote tecnológico pecuário a outros países.

Crianças e adolescentes de 8 a 15 anos poderão participar do “Clubinho Girolando”. O curso será de 29 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, e integra a programação da Megaleite 2017. O Clubinho Girolando tem como objetivo promover o conhecimento e incentivar crianças e adolescentes na criação e lida de animais Girolando.

A Megaleite 2017 é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do Governo de Minas, via Codemig e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, MAPA e Embrapa Gado de Leite, Banco do Brasil, FAEMG, Emater-MG, IMA, Epamig.

Posts Relacionados

Técnicas de manejo de pastagens fortalecem agricultura familiar no Pará

Dia de campo reúne agricultores de 12 municípios para promover pecuária sustentável Representantes da agricultura familiar participaram do Dia de campo em recuperação e manejo de pastagens para a agricultura...

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos Para reforçar a eficiência dos programas reprodutivos em bovinos, especialmente na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na...

Bem-estar animal perde seu maior nome: Mateus Paranhos

A pecuária brasileira e a ciência perdem uma de suas maiores referências. Mateus Paranhos, professor, zootecnista, pesquisador, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp – Jaboticabal) e coordenador...