Técnicos que passaram por curso da Embrapa levam para o campo os conceitos sobre qualidade do leite (Sérgio Rustichelli Teixeira e Guilherme Nunes de Souza)

 

Visando avaliar os efeitos do treinamento de técnicos no formato Residência Zootécnica, a Embrapa Gado de Leite realizou uma pesquisa nas macrorregiões Sudeste e Sul. Um dos temas mais discutidos nos treinamentos e na vida profissional foi ordenha e qualidade do leite. Para avaliar os treinamentos participaram da pesquisa, além dos técnicos, seus superiores hierárquicos e produtores. No total, mais de 150 pessoas foram entrevistadas por telefone, pessoalmente ou em Reuniões de Grupo Focal.

Mais de 90% dos técnicos entrevistados estavam empregados em indústrias e cooperativas de leite, cuja maioria efetuava pagamentos por qualidade. De acordo com os entrevistados, a política de pagamento por qualidade mostrou ser um instrumento estimulante para as iniciativas com foco na melhoria da qualidade do leite que chega às processadoras. Neste ínterim, as principais demandas dos produtores se concentravam em orientações para limpeza das ordenhadeiras, uso correto de detergente, saúde animal, aquisição de equipamentos e higiene de ordenha.

No entanto, os técnicos relataram algumas dificuldades:

 


Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 659 (novembro/2019)

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?