Alagoas: Seagri promove Curso de Podologia Bovina e amplia conhecimento para manejo do rebanho

Iniciativa da Seagri beneficiou alunos dos municípios de Batalha, Major Izidoro, Jaramataia, Santana do Ipanema, Belo Monte, Porto Real do Colégio, Jacaré dos Homens e Maceió. Foi uma oportunidade para ampliar o aprendizado, aprimorando as ferramentas que são essenciais para otimizar a produção e o manejo do gado, sobretudo para a sanidade do casco dos animais na pecuária leiteira

Por Tatiane Bastos / Ascom Seagri

Para aprimorar as práticas agropecuárias, promovendo eficiência e bem-estar animal, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) formou a turma de 2025 do Curso de Podologia Bovina: da Prevenção ao Tratamento. A capacitação foi realizada no Parque Mair Amaral, em Batalha (AL), no mês de abril.

A iniciativa faz parte das ações de promoção da eficiência produtiva, fortalecimento de mercado e desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades rurais. O curso qualificou nove alunos que estão aptos para realizar a prática de casqueamento de forma correta e garantir que problemas de casco não afetem o bom desempenho produtivo dos bovinos.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ugo Sousa, explicou que essa foi uma oportunidade para ampliar o aprendizado, aprimorando as ferramentas que são essenciais para otimizar a produção e o manejo do gado, sobretudo para a sanidade do casco dos animais na pecuária leiteira e de corte. Já que manter os cascos em boas condições melhora a produtividade, resultando na maior eficiência geral do rebanho.

“Um dos grandes problemas na bovinocultura leiteira são os problemas no casco, que deixa o animal com dificuldades para produzir, caminhar e se alimentar. Essa maior incidência ocorre devido ao modo de criação das vacas. No curso, conseguimos ampliar o conhecimento para que possa ser realizado o manejo adequado, principalmente para o gado leiteiro”, ressaltou o superintendente.

10042025 Batalha Curso de Podologia Ascom Seagri 3

O curso abrangeu conhecimento teórico e prático sobre histórico e evolução do casqueamento; anatomia do casco bovino; principais doenças do casco; métodos de contenção; ferramentas e materiais utilizados no casqueamento; casqueamento preventivo, corretivo e curativo na prática; e uso de pedilúvio e suas indicações.

A qualificação foi voltada para alunos da área, produtores e técnicos rurais, médicos veterinários, além de trabalhadores de fazendas, reunindo alunos dos municípios de Batalha, Major Izidoro, Jaramataia, Santana do Ipanema, Belo Monte, Porto Real do Colégio, Jacaré dos Homens e Maceió.

“Nós sabemos que os custos na manutenção da saúde dos cascos é alto, principalmente para o pequeno produtor. Ele estando qualificado e apto para cuidar da podologia do animal vai conseguir ganhos na sua produção, utilizando na propriedade da família, e também pode ser uma prática vantajosa para ofertar o serviço, gerando mais renda”, destacou o gerente de Políticas Agropecuárias da Seagri, Luiz Gustavo de Miranda.

Posts Relacionados

Lely inaugura sede em Carambeí e homenageia pioneiros

Lely investe em expansão na América Latina A multinacional holandesa Lely, referência mundial em automação para a pecuária leiteira, inaugurou nesta terça-feira (23) sua nova sede para a América Latina...

Embaixadora do Nordeste dá voz às mulheres no agro

Carminha Missio assume papel de embaixadora do Nordeste A produtora rural e empresária Carminha Gatto Missio foi anunciada como embaixadora da Região Nordeste no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio...

Cooperativas de Arapoti recebem homenagem na Câmara

Cooperativas de Arapoti são reconhecidas em sessão solene As cooperativas de Arapoti (PR) receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). A sessão solene foi realizada em alusão...