Lançado em agosto último, o aplicativo MilkPoint Radar já compartilha informações de quase 500 produtores, que representam volume expressivo na produção de leite/dia
No mês de outubro, os produtores cadastrados no aplicativo MilkPoint Radar, lançado há quatro meses pelo portal Agripoint, representavam informações de 478 propriedades, o que correspondia a um volume de leite estimado em mais de 1 milhão de litros, com produção média de 2.173 litros/dia. Tais dados foram gerados por informações transmitidas pelos produtores a respeito do leite fornecido em setembro e pago em outubro. Desde seu lançamento, ocorrido durante o Simpósio Interleite 2016, até o dia 15 de novembro, 1660 propriedades e 356 consultores se cadastraram no aplicativo.
“Trata-se de uma adesão bem representativa se considerarmos o período de disponibilidade do aplicativo. Ao mesmo tempo, revela que tais números deverão crescer muito mais, considerando o universo de produtores no País e o proveito que se pode tirar da ferramenta dentro da atividade leiteira”, cita Marcelo Pereira de Carvalho, diretor do Agripoint. O serviço é útil tanto para produtores e consultores técnicos, quanto para indústrias na negociação do leite por região.
Com acesso gratuito, através de aplicativo para celulares ou no computador, a novidade permite comparar a eficiência e a competitividade de cada produtor em relação à sua mesorregião, estado e país. Inicialmente, o serviço está captando informações sobre os preços de leite, o volume vendido, e sobre o laticínio comprador do leite, bem como parâmetros de qualidade e composição do leite. Tais informações representam a chave de entrada do aplicativo.
“Futuramente, iremos incorporar outras variáveis que permitirão que o produtor tenha uma ampla base comparativa para o negócio”, explica Carvalho. Os dados são confidenciais, ou seja, o produtor cadastrado terá acesso apenas aos seus próprios dados e às médias, e não a dados individuais dos demais produtores ou a médias por indústrias. “Este é o serviço mais inovador e original que lançamos até hoje, pois não existe nada parecido no mercado. Temos a noção de que pode ser um divisor de águas em relação à geração de informações para o setor lácteo”, cita ele.
Acrescenta que quanto mais produtores aderirem, mais confiáveis e abrangentes serão as informações geradas. Na prática, o aplicativo é um serviço de comparação de preços recebidos pelo leite e também por qualidade pelos produtores. “Isso trará mais transparência ao mercado e melhores condições de gerenciamento do negócio por quem aderir ao sistema”, explica. O produtor que se mantiver ativo, aportando dados todos os meses, terá ainda acesso a análises exclusivas de mercado, bem como conteúdos diferenciados, entre outros benefícios”.
Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 626, de dezembro 2016