Associação de Girolando e GENEX Brasil firmam parceria

GENEX Brasil

Com a expectativa de ampliar os rebanhos da raça leiteira Girolando nos próximos anos, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está investindo na cooperação com o mercado de genética. A entidade acaba de firmar parceria com a GENEX Brasil, empresa que recentemente inaugurou seu Centro de Biotecnologia e Difusão Genética em Uberaba/MG e passou a atuar também no mercado de embriões.

A proposta é desenvolver ações conjuntas para levar mais tecnologias e informações aos produtores rurais de todo o Brasil. As atividades de fomento ocorrerão durante os eventos da raça, dentre eles a maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023.

Saul Hatem e Domício Arruda

Segundo o diretor executivo da GENEX Brasil, Sergio Saud (foto), a procura pela genética Girolando vem crescendo dentro e fora do país, alicerçada pelo trabalho de melhoramento genético desenvolvido nas últimas décadas. A empresa tem exportado doses de sêmen de touros Girolando para vários países da América Latina, dentre eles: Bolívia, Colômbia, Costa Rica e Guatemala. A raça é a segunda que mais vende sêmen entre as leiteiras.

Para atender a demanda, a empresa vem ampliando o número de touros Girolando de sua bateria. De acordo com o gerente da Unidade de Negócios Leite da GENEX Brasil, Saul Hatem, o mercado externo busca por animais de maior conversão alimentar, termorregulação, produção e reprodução. “A raça Girolando é uma das principais escolhas dos produtores de clima tropical justamente por reunir todas essas características. São animais que se adaptam aos mais variados sistemas de produção e apresentam grande rusticidade, produtividade, precocidade e longevidade. Isso tem levado à ampliação de seus rebanhos não só na América Latina, mas também por todo o Brasil Central, Norte e Nordeste”, informa Hatem.

O presidente da entidade, Domício Arruda (foto), destaca que o Brasil é referência em melhoramento genético de bovinos leiteiros. “A parceria com a GENEX permitirá a difusão das tecnologias voltadas para a evolução genética dos rebanhos nacionais e de outros países. A empresa tem desenvolvido um trabalho importante na pecuária leiteira, levando a inovação para o campo, e essa união de esforços certamente trará excelentes resultados”, garante o presidente da Girolando.

Na visão do diretor executivo da GENEX Brasil, a celebração desta parceria com a Associação de Girolando é a coroação de uma amizade e colaboração mútua que já vem ocorrendo há alguns anos. “Fico feliz em saber que, agora, nossos laços serão ainda mais estreitados e muitas ações serão desenvolvidas em conjunto e com muito sucesso”, garante Sérgio Saud.

Fonte: Girolando

Posts Relacionados

Ordenha bem feita garante leite de qualidade

Por Redação Balde Branco Quando o assunto é qualidade do leite, poucos temas geram tanto impacto na rentabilidade e reputação das fazendas quanto a rotina de ordenha e a capacitação...

Conforto nas máquinas agrícolas impulsiona produtividade no campo

O conforto nas máquinas agrícolas tornou-se um dos principais fatores de evolução tecnológica no setor. Mais do que força e potência, os tratores e colheitadeiras modernos são projetados para oferecer...

Faec articula implantação do Conseleite no Ceará para fortalecer a cadeia do leite

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) deu um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado. Nesta sexta-feira (7), a entidade recebeu...