Associação de Girolando e GENEX Brasil firmam parceria

GENEX Brasil

Com a expectativa de ampliar os rebanhos da raça leiteira Girolando nos próximos anos, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está investindo na cooperação com o mercado de genética. A entidade acaba de firmar parceria com a GENEX Brasil, empresa que recentemente inaugurou seu Centro de Biotecnologia e Difusão Genética em Uberaba/MG e passou a atuar também no mercado de embriões.

A proposta é desenvolver ações conjuntas para levar mais tecnologias e informações aos produtores rurais de todo o Brasil. As atividades de fomento ocorrerão durante os eventos da raça, dentre eles a maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023.

Saul Hatem e Domício Arruda

Segundo o diretor executivo da GENEX Brasil, Sergio Saud (foto), a procura pela genética Girolando vem crescendo dentro e fora do país, alicerçada pelo trabalho de melhoramento genético desenvolvido nas últimas décadas. A empresa tem exportado doses de sêmen de touros Girolando para vários países da América Latina, dentre eles: Bolívia, Colômbia, Costa Rica e Guatemala. A raça é a segunda que mais vende sêmen entre as leiteiras.

Para atender a demanda, a empresa vem ampliando o número de touros Girolando de sua bateria. De acordo com o gerente da Unidade de Negócios Leite da GENEX Brasil, Saul Hatem, o mercado externo busca por animais de maior conversão alimentar, termorregulação, produção e reprodução. “A raça Girolando é uma das principais escolhas dos produtores de clima tropical justamente por reunir todas essas características. São animais que se adaptam aos mais variados sistemas de produção e apresentam grande rusticidade, produtividade, precocidade e longevidade. Isso tem levado à ampliação de seus rebanhos não só na América Latina, mas também por todo o Brasil Central, Norte e Nordeste”, informa Hatem.

O presidente da entidade, Domício Arruda (foto), destaca que o Brasil é referência em melhoramento genético de bovinos leiteiros. “A parceria com a GENEX permitirá a difusão das tecnologias voltadas para a evolução genética dos rebanhos nacionais e de outros países. A empresa tem desenvolvido um trabalho importante na pecuária leiteira, levando a inovação para o campo, e essa união de esforços certamente trará excelentes resultados”, garante o presidente da Girolando.

Na visão do diretor executivo da GENEX Brasil, a celebração desta parceria com a Associação de Girolando é a coroação de uma amizade e colaboração mútua que já vem ocorrendo há alguns anos. “Fico feliz em saber que, agora, nossos laços serão ainda mais estreitados e muitas ações serão desenvolvidas em conjunto e com muito sucesso”, garante Sérgio Saud.

Fonte: Girolando

Posts Relacionados

Caravana Giro do Leite participa da 48ª Festa do Leite de Batatais

Laboratório Móvel levará análises, orientação técnica e troca de experiências ao evento A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Laboratório Móvel de Análise da Qualidade de Leite e Silagem...

Técnicas de manejo de pastagens fortalecem agricultura familiar no Pará

Dia de campo reúne agricultores de 12 municípios para promover pecuária sustentável Representantes da agricultura familiar participaram do Dia de campo em recuperação e manejo de pastagens para a agricultura...

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos

Nova formulação de Ecegon® reforça eficiência em programas reprodutivos de bovinos Para reforçar a eficiência dos programas reprodutivos em bovinos, especialmente na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e na...