Competitividade no mercado do agronegócio vai além de produtos e atendimento ao cliente. Uma marca forte, que representa a história de expertise e o futuro da empresa, é essencial para o sucesso no ambiente corporativo. Por isso, depois de mais de 20 anos, a Beckhauser promove uma atualização de sua identidade e da proposta envolvendo seus equipamentos. A companhia lança ao mercado o becksafe, conceito que reflete o trabalho pelo bem-estar animal e humano e pela sustentabilidade realizado em seus mais de 50 anos de existência, com lançamento oficial no 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
O principal objetivo dessa atualização é fazer com que a marca Beckhauser acompanhe o ritmo da atuação da empresa no segmento pecuário no Brasil e sua expansão internacional, passando a englobar elementos visuais e conceituais modernos e que descrevem tanto a trajetória de pioneirismo quanto a visão para o futuro dessa indústria paranaense.
Por meio de um trabalho especializado de branding, a empresa traz um reposicionamento completo, com uma nova nomenclatura para os equipamentos que desenvolve e industrializa, já que os tradicionais nomes “troncos” ou “bretes” não traduzem mais o que as soluções desenvolvidas pela empresa entregam.
“Há anos discutimos essa questão, e é um incômodo grande a percepção de que a nomenclatura não traduz o que fazemos. Ao contrário, traz uma raiz de instrumentos de agressão, pois ‘tronco’ era um palanque onde os animais eram amarrados e derrubados para os manejos, assim como ‘brete’, segundo dicionário, significa armadilha. E o que entregamos é justamente o oposto: uma ferramenta valiosa para a segurança das pessoas e dos animais e melhor produtividade do manejo, nesse espaço onde homem e animal estão mais próximos”, conta a CEO da companhia, Mariana Beckheuser.
Disrupção como catalisadora de mudanças
Desde a década de 1990, a Beckhauser empreendeu uma jornada disruptiva que mudou o conceito de contenção bovina no Brasil, trazendo o bem-estar animal e humano para o centro do desenvolvimento de produtos e direcionando uma mudança em todo o segmento nos últimos 30 anos.
“Os equipamentos mudaram de formato, ganharam novas versões com mais conforto para o animal, ergonomia e praticidade para as pessoas, com cuidados em cada detalhe para a segurança e a produtividade no manejo. Mudaram até de material, num movimento iniciado pela empresa na década de 1990 com a introdução do aço nas estruturas e que culminou com a saída definitiva da madeira – material original dos troncos de contenção tradicionais – desde 2016, substituída por polímero e materiais reciclados”, detalha.
A empresa contou com o suporte da Brandigno – premiada agência de branding de Maringá (PR), mesma cidade que abriga sua estrutura fabril – para desenvolver um novo conceito que aborda os equipamentos de contenção fabricados pela Beckhauser, que agora passam a ser denominados como becksafe, marca recém registrada pela companhia.
A nova terminologia abrange a segurança com que são tratados os animais, os profissionais e o meio ambiente. Além disso, traz em sua raiz a base da marca no encurtamento “beck”, já utilizado por muitos parceiros e clientes como uma espécie de apelido da empresa. Também faz referência à palavra “back”, de mesma pronúncia, cujo significado é “voltar”, conectando ao conceito de retornar ao mundo o que o mundo nos oferece. “Isso está diretamente ligado a toda a preocupação com uma produção consciente e o fomento à pecuária sustentável, bandeira intrinsecamente relacionada ao posicionamento da marca”, explica Mariana.
O termo “safe” representa também a questão da segurança e confiança, atributo essencial nos produtos e valores da empresa.
Expansão internacional
O uso do termo becksafe também faz parte da estratégia de expansão da marca para mercados internacionais. A Beckhauser tem, hoje, atuação em países da América Latina, como Paraguai, Bolívia, Argentina e Panamá, além de contar com clientes pontuais na Colômbia, Índia, Malásia, Alemanha e países da África. E vem trabalhando num plano estratégico de expansão de sua atuação internacional. Por isso, ter um produto com uma terminologia que pode ser compreendida em qualquer local é considerado de extrema importância pela marca.
DNA inovador traduzido em elementos visuais
Além da mudança na abordagem conceitual, a Beckhauser também passa a contar com uma nova identidade visual (foto), que faz referência à sua jornada de disrupção na pecuária, passando a exibir elementos que simbolizam ideias, produtos inovadores, produção responsável, ações conscientes, uso de materiais renováveis e reciclados, o cuidado com o bem-estar animal, com as pessoas e com o planeta. Todos eles se unem num ciclo que privilegia a integração do ecossistema para um mundo mais sustentável.
“Entendemos que o que nos propomos a fazer e o que somos como marca hoje vai além do boi. Falamos do cuidado com pessoas, do impacto que geramos no planeta e do fomento à pecuária sustentável. A nova marca reconhece e integra tudo isso, criando espaço para novos passos para o futuro”, salienta.
Olhar para o futuro
A mudança da marca desencadeará outras alterações na linha de produtos da empresa, numa sequência planejada para ocorrer ao longo do próximo semestre, trazendo ainda mais coerência a esse movimento.
“Estar na linha de frente do trabalho em prol da pecuária sustentável é essencial, e agora passamos a contar com uma identidade que representa a força, a liderança, o protagonismo e o legado construído pela empresa nessa jornada pelo Brasil e pelo mundo. Essa reformulação, mais do que uma atualização, é uma forma de ressignificar verbal e visualmente o nosso propósito de sermos mais humanos e, ao mesmo tempo, mais inovadores.”, conclui a CEO da Beckhauser.
Fonte: Beckhauser