Campo experimental da Epamig é certificado como livre de Brucelose e Tuberculose Bovina

Rebanho do Campo Experimental de Acauã é o primeiro da instituição a conseguir a certificação

O rebanho do Campo Experimental de Acauã, unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) no município de Leme do Prado foi reconhecido como livre de Brucelose e de Tuberculose Bovina. A certificação foi oficializada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no dia 25 de fevereiro.

Esta é a primeira propriedade da EPAMIG a obter o certificado, que atende ao Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). O PNCEBT tem como objetivo reduzir a prevalência e a incidência, até a eliminação das doenças e é regido pela Instrução Normativa nº10 do Ministério de Agricultura e Pecuária, de 3 de março de 2017.

O médico veterinário Luiz Gustavo de Araújo Ladeira, responsável técnico pelo rebanho do Campo Experimental de Acauã e pelo processo de certificação, explica que para pleitear a certificação é necessária a realização de dois exames consecutivos no rebanho, com resultado negativo, para brucelose e tuberculose, no intervalo de 6 a 12 meses.

“Entramos com o pedido em março de 2023, quando foi realizado o 1º exame no rebanho, e neste mês solicitamos a renovação do certificado”, conta o pesquisador que acrescenta: “A certificação tem validade de doze meses e a renovação está condicionada à realização e apresentação de novos exames no rebanho, com resultados negativos, no prazo estabelecido, para o órgão estadual de fiscalização, o IMA”.

Luiz Gustavo ressalta o empenho da equipe do Campo Experimental de Acauã na obtenção da certificação e informa que o processo foi desenvolvido pelo Escritório Seccional do IMA em Capelinha (IMA/ESEC Capelinha), por meio da médica veterinária Débora Shirata de Miranda.

Importância Sanitária

WhatsApp Image 2025 03 14 at 15.24.23.jpeg

Importância Sanitária

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal preconiza medidas compulsórias: como a vacinação e exame de todo o rebanho bovino e bubalino (respeitando os protocolos de idade e as recomendações para fêmeas e machos), e medidas voluntárias: como as certificações de propriedades como livres de brucelose e/ ou de tuberculose.

“Em Minas Gerais são 57 propriedades certificadas (55 livres de brucelose e de tuberculose e duas livres de tuberculose). Para a EPAMIG em Acauã, esse é um pré-requisito para o funcionamento da queijaria artesanal, que tem como base o uso de leite cru”, destaca o médico veterinário.

Para a chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG Cristiane Viana. “É importante para a EPAMIG ser exemplo, por ser uma empresa pública que, desde 1974, é referência na geração e transferência de tecnologia para o setor agropecuário de Minas Gerais”.

A pesquisadora ressalta que tuberculose e brucelose são doenças zoonóticas de notificação obrigatória, que podem ser transmitidas ao homem por meio de consumo de leite e derivados oriundos de vacas infectadas, sem tratamento térmico.

“O objetivo é levar ao consumidor um alimento seguro, garantir a produção de queijo a partir do leite cru proveniente de vacas livres de brucelose e tuberculose. Começamos em Acauã e vamos expandir para os demais Campos Experimentais da EPAMIG que atuam na pecuária leiteira. Queremos, também, estimular os produtores a certificarem suas propriedades”, finaliza.

Posts Relacionados

Lely inaugura sede em Carambeí e homenageia pioneiros

Lely investe em expansão na América Latina A multinacional holandesa Lely, referência mundial em automação para a pecuária leiteira, inaugurou nesta terça-feira (23) sua nova sede para a América Latina...

Embaixadora do Nordeste dá voz às mulheres no agro

Carminha Missio assume papel de embaixadora do Nordeste A produtora rural e empresária Carminha Gatto Missio foi anunciada como embaixadora da Região Nordeste no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio...

Cooperativas de Arapoti recebem homenagem na Câmara

Cooperativas de Arapoti são reconhecidas em sessão solene As cooperativas de Arapoti (PR) receberam uma homenagem especial da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). A sessão solene foi realizada em alusão...