Caravana Giro do Leite participa da CooperShow

Com Laboratório Móvel, o projeto do Instituto de Zootecnia de São Paulo estará presente na 18ª edição da feira para troca de informações e novas tecnologias para produtores rurais e melhora da qualidade do leite brasileiro

A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo, com o Laboratório Móvel de Qualidade do Leite, estará presente na 18a CooperShow, que acontecerá de 28 a 31 de janeiro de 2025, a partir das 8h, no Campo de Difusão de Tecnologia, em Cândido Mota (SP).

 

O evento é uma das principais vitrines tecnológicas para o mercado agrícola do Vale do Paranapanema, com programação repleta de informação, por meio de palestras e eventos realizadas na Arena Conhecimento, e de fomento à equidade de gênero, por meio da Arena Mulher, com atividades específicas que destacam o papel da mulher neste mercado.

 

Giro do Leite na CooperShow

Com o apoio da Boehringer Ingelheim, Plantar, The Product Makers Brasil, ATW Comunicação e DO Criativo, sob a coordenação de Luiz Carlos Roma Jr., Diretor do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, a Caravana Giro do Leite participará da CooperShow com o objetivo de promover novas tecnologias e trocar conhecimento que ajude na melhora da produção nacional de leite, além de realizar a troca de experiências entre acadêmicos e produtores do Brasil.

 

O Laboratório Móvel Giro do Leite tem estrutura e capacidade de receber e armazenar amostras para serem enviadas ao laboratório físico para a realização de análises mais complexas, como contagem bacteriana, identificação de patógenos da mastite, nitrogênio ureico, antibiograma, genotipagem para A2A2, entre outras.

 

Os visitantes poderão conhecer as diversas iniciativas acadêmicas e de pesquisas do projeto do Instituto de Zootecnia, como manejo e higiene de ordenha, análise e qualidade de leite, bem-estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite, dicas importantes para o produtor do leite, gestão da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, melhoramento genético, produção orgânica, análise de leite como ferramenta para o produtor; entre outros.

 

“Monitorar o leite é como uma “colheita de informação”, pois permite ao produtor saber onde focar esforços para garantir a sustentabilidade e a qualidade da produção. Temos nos empenhado bastante para proporcionar conhecimento e treinamentos para mostrar que a análise do leite é uma ferramenta eficiente para o produtor saber como e onde precisa melhorar. A Caravana Giro do Leite vem de encontro a essa nossa missão, pois possibilita um monitoramento mais preciso de diversos aspectos fundamentais para o bom desempenho da atividade e essa evolução é o que impulsiona a pesquisa para ajudar, acelerar e resolver os desafios de cada setor”, afirma Luiz Carlos Roma Jr., Diretor do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.

 

Em 2024, a Caravana Giro do Leite levou o Laboratório Móvel para diversos eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, como Agrishow (Ribeirão Preto/SP), Coplacampo (Piracicaba/SP), Festa do Leite (Batatais/SP), ExpoFru (Frutal/MG), entre outros, para analisar a qualidade do leite produzido no Brasil, transmitir mais conhecimento aos produtores leiteiros do país e difundir as novidades para melhorar o produto mais consumido no mundo.

 

Para obter mais informações e orientações sobre como visitar a 18ª CooperShow, acesse o site: https://www.coopershow.com.

Posts Relacionados

Caravana Giro do Leite marca presença na 19ª edição da Coopershow 2026, em Cândido Mota (SP)

Durante o evento, o Laboratório Móvel estará à disposição dos produtores para orientações técnicas e troca de conhecimento sobre a produção de leite A Caravana Giro do Leite, iniciativa itinerante...

Brasil avança na exportação de genética animal com novas habilitações para o Peru

A ampliação das habilitações representa um avanço significativo para o setor avícola brasileiro, que passa a contar com o dobro de estabelecimentos autorizados a acessar o mercado peruano. Já na...

Criador se torna influencer para desmistificar a criação de búfalos

Búfalos não são de outro planeta como os amigos de Felipe Rezende chegaram a questionar quando ele e o pai iniciaram sua criação na Fazenda Cantão, de Piumhi, Minas Gerais....