Casal de Itaquiraí amplia produção leiteira e realiza sonhos com apoio do Senar/MS

Assistência Técnica e Gerencial transformou desafios em conquistas, levando família a novos horizontes

Conhecer o mar, desenvolver a renda da família, melhorar a qualidade de vida, modernizar a produção e ampliar exponencialmente a produtividade. Com o Senar/MS, essas conquistas foram possíveis no sítio do casal Fernando Michelon e Beatriz Pinheiro, criadores de gado leiteiro no município Itaquiraí.

“Era uma vontade, um sonho, que eu acreditava que não seria possível. A gente queria ir para Santa Catarina, conhecer o mar, mas com essa melhorada que deu no leite, nós já fomos ano passado”, comenta o produtor.

Mais felizies com o que vivem, Fernando e Beatriz lembram de um tempo em que só havia problemas e rendimento mínimo na propriedade. O fator principal para a transformação da realidade foi a presença da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fazendo com que a produtividade saltasse em níveis surpreendentes.

“A produção era de quatro ou cinco litros, dava 12 no máximo. Eu via os outros com 20 ou 40 e até brincava, falava ‘o rei do leite chegou’ porque eu só tinha um pouco”, relembra o produtor. A esposa complementa, destacando a situação que a família se encontrava. “Eu estava muito desanimada, queria até mudar daqui, mas o Fernando me pediu para esperar um pouco mais, me pediu para esperar quatro anos antes de tomar uma decisão.”

No primeiro ano desse prazo, o Senar/MS entrou na vida do casal. Inicialmente por meio de alguns cursos, como Negócio Certo Rural (NCR), depois com a ATeG, que modificou completamente a rotina no sítio. “A técnica chegou dando dicas, ensinado certinho, fomos seguindo e em 15 dias, nós chegamos em 120 litros de leite. Hoje tenho vaca aqui que produz 85 litros, tranquilo, até vendemos algumas. Era um conhecimento que a gente não tinha e abriu a nossa mente”, completa Fernando.

Assista a história do casal sul-mato-grossense 

ATeG – A Assistência Técnica e Gerencial, ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.

Fonte: Sistema Famasul

Posts Relacionados

Preço do leite preocupa produtores e Gadolando cobra ações urgentes

Preço do leite preocupa produtores e Gadolando cobra medidas urgentes para conter crise A forte queda no preço do leite tem gerado preocupação entre produtores e entidades representativas do setor...

Associação de Girolando tem novo presidente

Associação de Girolando tem novo presidente O criador da raça Girolando Alexandre Lopes Lacerda foi eleito novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade responsável por representar e...

Genotipagem impulsiona avanço genético dos rebanhos em SC

Genotipagem impulsiona avanço genético dos rebanhos em Presidente Getúlio (SC) A genotipagem vem transformando a pecuária leiteira em Santa Catarina, especialmente no município de Presidente Getúlio, no Alto Vale do...