O preço do leite captado em setembro e pago aos produtores em outubro registou queda de 2,2%, chegando a R$ 2,3305/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O valor é 1,2% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (dados deflacionados pelo IPCA de setembro de 2021). Depois de seis meses de altas consecutivas, esta é a primeira desvalorização do leite no campo e marca, assim, o início da safra da produção leiteira.
É típico que se observe queda de preços no campo a partir de setembro devido ao incremento na oferta, tendo em vista que a produção é favorecida pelo retorno das chuvas da primavera e pela consequente melhoria da qualidade das pastagens. De fato, de agosto para setembro, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea aumentou 2,2% na “Média Brasil”, favorecido pelas melhores condições climáticas e também pela melhor relação de troca do leite frente ao milho, insumo básico da atividade.
De acordo com dados do Cepea, em setembro, foram precisos 38,8 litros de leite para adquirir uma saca de milho 60kg (com base no indicador Esalq/BM&FBovespa Campinas-SP), uma melhora de 7,2% no poder de compra do pecuarista frente a agosto. Ainda assim, observa-se que, neste ano, o incremento na oferta ocorre de forma mais lenta que no ano passado devido aos maiores custos de produção. Vale lembrar que, em setembro do ano passado, o ICAP-L registou alta de 3,1% e eram precisos 28,2 litros para a compra do milho.