A cada ajuste no sistema de produção, a melhoria de desempenho foi ocorrendo

FAZENDA

Com planejamento, casal de produtores incrementa os

RESULTADOS NO LEITE

Em quatro anos de trabalho e com um plano de metas, a atividade ganhou novo perfil, que se refletiu na melhoria da produtividade, na gestão eficiente e na qualidade no leite

João Antônio dos Santos

Incrementar a atividade leiteira, fazendo dela motivo de satisfação e garantia de melhores rendimentos. Foi com essa ideia que, em 2016, recém-casados, Andrea Ruppenthal e Inelson Fioreze, donos da Agropecuária IF, no município de Colorado (RS), decidiram dar um novo rumo à atividade leiteira na propriedade de 9 hectares, que já produzia leite em pequena escala havia 22 anos. Andrea, médica veterinária e filha de produtores de leite, e Inelson, também produtor, ao juntarem seus objetivos na atividade, sabiam que o caminho seria árduo e suas metas passariam por adoção de novas tecnologias para elevar o volume de matéria-prima, com base em ganhos de produtividade, qualidade genética dos animais, nutrição correta, bem-estar animal e qualidade do leite.

Daí que a estratégia mais segura vislumbrada por eles foi partir de um planejamento, com metas e investimentos bem definidos e focados em tecnologia. Estabeleceram, então, o esquema 40 por 40, ou seja: 40 vacas em produção, com média anual de 40 litros de leite/vaca/dia, na medida das condições da propriedade.

“Decidimos que essa seria a forma de alcançarmos o máximo aproveitamento da terra, que é muito cara em nossa região. Assim, estabelecemos investir em algumas mudanças no sistema de produção. O primeiro passo, em 2016, foi instalar o confinamento dos animais em sistema de compost barn”, relata Andrea.

Para continuar lendo, assine nossa revista

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?