Comissão aprova realização de encontro da Subleite na Megaleite 2024 para debater os desafios do setor

De acordo com os parlamentares, a participação da Subleite na exposição é essencial para a identificação dos principais desafios enfrentados pelo setor lácteo nacional, e consequente proposta de alterações legislativas necessárias para seu fomento

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, em reunião deliberativa realizada no do dia 8 de maio, os requerimentos nº 53/2024, 41/2024 e 48/2024, que solicitam a realização de encontro da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) durante o evento Megaleite 2024. Os autores dos requerimentos foram os deputados Rafael Simões (UNIÃO/MG), Ana Paula Leão (PP/MG) e Emidinho Madeira (PL/MG).

De acordo com os parlamentares, a participação da Subleite na exposição é essencial para a identificação dos principais desafios enfrentados pelo setor lácteo nacional, e consequente proposta de alterações legislativas necessárias para seu fomento, que são os principais objetivos da subcomissão.

Atualmente, a Megaleite é a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, e reúne os principais produtores, cooperativas, agroindústrias e especialistas do setor, oferecendo o cenário ideal para a realização de diagnósticos precisos e o estabelecimento de diálogos estratégicos.

Presidente da Subleite, o deputado Rafael Simões ressalta o evento como uma oportunidade de contato direto com produtores de todos os portes, bem como dos demais participantes da cadeia do leite, favorecendo a proposta de políticas públicas de apoio direto ao setor.

“O evento também servirá como uma plataforma para a promoção de debates sobre as regulamentações vigentes e futuras, essenciais para a sustentabilidade e competitividade do setor leiteiro brasileiro”, reforça o parlamentar.

Agendada para o período de 11 a 15 de junho, na capital mineira, a 19ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) será uma oportunidade para pecuaristas de todo o Brasil e de outros países adquirirem animais de genética superior das raças Girolando e Gir Leiteiro.

Fonte: Câmara dos Deputados

Posts Relacionados

CEPEA: Preço ao produtor cai pelo 7° mês consecutivo

Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que a “Média Brasil” do preço do leite cru fechou a R$ 2,2996/litro em outubro, recuo real...

Epagri celebra 50 anos de pesquisas em prol da pecuária de baixo carbono em Santa Catarina

o projeto da Epagri quer transformar a produção bovina de carne e leite em uma atividade livre de emissões. A solução passa por um conjunto de práticas de manejo na...

Êxodo rural e envelhecimento em pequenas cidades desafiam a sucessão familiar no agro

O Brasil vive um paradoxo demográfico e econômico: enquanto o agronegócio bate recordes de produtividade, o campo se esvazia e envelhece em ritmo acelerado. Dados do Censo Demográfico...