Concurso nacional elege os melhores lácteos

Durante o Minas Láctea 2017 serão premiadas 11 categorias de produtos inscritos por laticínios de vários estados

 Mais uma edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos do Brasil será realizado durante o Minas Láctea 2017, em Juiz de Fora-MG. O mais tradicional evento do setor no país é uma vitrine para o mercado. O julgamento dos produtos será realizado nos dias 18 e 19 de julho no laboratório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A premiação será entregue no encerramento do MinasLáctea, no dia 20 de julho.

O concurso conta com a avaliação feita por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, que julgam aspectos como cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Serão avaliadas 11 categorias, como doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão, provolone.

De acordo com professor da UFV-Universidade Federal de Viçosa, Mauro Furtado, há mais de 20 anos juiz do concurso, os produtos lácteos estão evoluindo especialmente no tocante à inovação e qualidade. “Muito desse progresso vem desse Concurso, no qual muitas empresas têm a oportunidade de enfrentar uma concorrência que é baseada essencialmente na qualidade dos produtos que são submetidos aos juízes”, afirma.

De acordo com o coordenador do Concurso, Fernando Magalhães, que é pesquisador da Epamig-ILCT, após o evento, as empresas participantes recebem um relatório onde se pode comparar os resultados obtidos de cada atributo do seu produto, com a média dos demais participantes e com as notas da empresa campeã. “Eles podem melhorar seus produtos tendo como referência os padrões do campeão de cada categoria”, explica.

Apesar de o concurso não oferecer selo de premiação, muitas indústrias fazem questão de estampar a vitória nas embalagens. É o caso do Laticínios Funarbe, de Viçosa, que já acumula noves estrelas no rótulo de doce de leite. De acordo com a supervisora financeira e comercial do Laticínio, Eliane Rodrigues do Vale, a premiação está ligada diretamente à qualidade dos ingredientes, principalmente do leite, proveniente da UFV e da microrregião de Viçosa.

“Estar no pódio traz credibilidade no mercado e aumenta o nosso compromisso com o consumidor. O mesmo produto que vai para o julgamento está nas prateleiras de supermercados de diversos estados brasileiros”, conta. Este ano o Laticínios Funarbe irá concorrer também nas categorias requeijão cremoso e manteiga, além do doce de leite.

Laticínios de todo o país podem se inscrever até o dia 7 de julho. A inscrição custa R$ 300, independente do número de categorias inscritas. Mais informações: www.minaslactea.com.br/concurso e tel (32) 3224-3116.

Posts Relacionados

Grupo Piracanjuba entra no mercado de queijos finos com aquisição da Básel Lácteos

O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A...

Raça Girolando bate três recordes de registros em 2025

Por mais um ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando superou seu recorde histórico de registros genealógicos de animais. Foram 113.690 registros efetuados pelos técnicos da entidade,...

Importações de lácteos no Brasil: como Mercosul e acordo com a UE pressionam o produtor de leite

A pressão externa que está moldando o mercado do leite brasileiro O setor leiteiro brasileiro vive um momento desafiador. Após anos de competição intensa entre produtores locais e produtos importados,...