Feiras e congressos que pautaram inovação, mercado e sustentabilidade na cadeia produtiva brasileira
Da redação
Em 2026, a agenda de eventos do agro brasileiro reforça seu papel como vitrine de inovação, negócios e troca de conhecimento, com destaque para feiras e encontros que dialogam diretamente com os desafios da pecuária leiteira. Ao longo do ano, exposições, dias de campo, congressos técnicos e fóruns setoriais reúnem produtores, pesquisadores, indústrias e especialistas para discutir temas como eficiência produtiva, nutrição e sanidade do rebanho, sustentabilidade, gestão e novas tecnologias aplicadas à atividade. Para os leitores da Balde Branco, esses eventos representam oportunidades estratégicas de atualização técnica, networking qualificado e acesso às tendências que estão moldando o futuro do leite no Brasil.
FEVEREIRO
Com o tema A força que vem de dentro, o 38º Show Rural Coopavel espera receber, em cinco dias de visitação, entre 360 mil e 400 mil pessoas do Brasil e exterior. São produtores rurais, pecuaristas, filhos e mulheres de produtores, técnicos, acadêmicos, diretores e equipes das maiores empresas nacionais e internacionais do agro. O acesso ao parque é gratuito, bem como a utilização de qualquer das 22 mil vagas do estacionamento.A área de Pecuária da Coopavel prepara uma programação especial e repleta de novidades para o 38º Show Rural, que será desenvolvido de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
MARÇO
A Expodireto Cotrijal ocorre de 9 a 13 de março, em Não-Me-Toque/RS e os preparativos para o evento ganham cada vez mais intensidade. Na última semana, a cooperativa realizou treinamento voltado a colaboradores estratégicos da administração da Expodireto Cotrijal e do setor de Segurança do Trabalho, colaboradores que atuarão diretamente no processo de credenciamento de expositores e prestadores de serviço da feira.
ABRIL/MAIO
A Cooperativa COMIGO lançou oficialmente o tema da 23ª Tecnoshow COMIGO: “O Agro Conecta”. A feira será realizada de 6 a 10 de abril de 2026, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), destacando como o agronegócio integra ciência, sustentabilidade e desenvolvimento social. O conceito apresentado pela feira ressalta os principais elos que o agronegócio sustenta: tecnologia ao campo; alimento à mesa; pessoas a oportunidades e sustentabilidade à produtividade, evidenciando como a atividade rural é relevante não somente da porteira para dentro, mas para toda a sociedade que está conectada ao que é produzido pelo setor.
A Agrishow 2026, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, acontecerá em Ribeirão Preto (SP) de 27 de abril a 1º de maio de 2026, com foco em inovação, sustentabilidade, protagonismo feminino e agricultura de precisão, reforçando seu papel como vitrine de lançamentos e tendências para o agronegócio. O evento contará com espaços como o Agrishow Labs para startups e Agrishow Pra Elas, e espera atrair visitantes e expositores em busca de novas soluções e networking.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promove a 91ª ExpoZebu, que será realizada de 25 de abril a 3 de maio de 2026, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). As inscrições dos animais para participação na ExpoZebu 2026 estarão abertas de 29 de janeiro a 17 de abril, ou até o preenchimento das vagas. Para o Concurso Leiteiro, o período de inscrições será de 5 de março a 17 de abril. Todas as inscrições devem ser feitas exclusivamente online, no site da ABCZ.Os julgamentos começam em 26 de abril e seguem até 2 de maio, quando acontecem os Grandes Campeonatos. O regulamento completo pode ser acessado em https://bit.ly/regulamentoexpozebu
Outra grande novidade será o retorno do rodeio profissional, agora chamada ExpoZebu Rodeo Shows, trazendo o Circuito Rancho Primavera (CRP) e shows de grandes nomes como Ana Castela, Gusttavo Lima, Leonardo e Nattan, com venda de ingressos prevista para janeiro
JUNHO
A Megaleite 2026 será em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 2 a 6 de junho de 2026, e é considerada uma das principais feiras de pecuária leiteira da América Latina, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, focando em genética, melhoramento animal, leilões e negócios para o setor. O evento reúne as principais raças leiteiras e empresas, mostrando a evolução da pecuária e gerando um grande impacto econômico.
A PEC Brasil 2026 (antigo PEC Nordeste) é um grande evento do agronegócio brasileiro que acontecerá em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, de 25 a 27 de junho de 2026, consolidando-se como uma vitrine nacional do setor, com expectativa de mais estandes e negócios.
JULHO
A 52ª edição da Expoleite, promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, está marcada para os dias 2 a 4 de julho, em Arapoti/PR. Considerada uma das feiras mais importantes do calendário agropecuário, a Expoleite visa mostrar as principais tendências do campo, promover o aprimoramento através de palestras e rodadas técnicas e evidenciar a robustez e a qualidade genética do gado criado nos Campos Gerais do Paraná, uma das maiores regiões produtoras de leite do país. Em 2025 a Expoleite teve público recorde, chegando próximo a 30 mil visitantes, um crescimento de 45% se comparado à edição anterior. O evento contou com uma programação diversificada, que abordou pecuária leiteira, produção de suínos, cafeicultura e mercado agrícola, além de atrações para toda família, com eventos musicais e gastronômicos.
A MilkShow 2026, realizada de 7 a 11 de julho, em Pato de Minas (MG), é a maior feira da cadeia produtiva do leite do Brasil Central, unindo tradição e inovação. A edição destacará soluções avançadas em sustentabilidade, tecnologia, automação e robotização, tendências que estão transformando o futuro da pecuária leiteira. A feira apresentará novos pavilhões temáticos: Com palestras, fóruns técnicos, rodadas de negócios e uma área de exposição interativa, a MilkShow 2026 se consolida como o espaço ideal para conexões, conhecimento e novas oportunidades.
AGOSTO/SETEMBRO
O Agroleite 2026 já tem data confirmada. A Cooperativa Castrolanda, organizadora do evento, promoverá a vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina na primeira semana de agosto do próximo ano, de 03 a 07 de agosto, no Castrolanda Expo Center, em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite.Após três edições – 2023, 2024 e 2025- sendo realizado em quatro dias, em 2026 o Agroleite voltará a ter cinco dias de programação, agora de segunda a sexta-feira. O anúncio foi compartilhado pelo presidente da Castrolanda, Willem Bouwman.
A Expointer 2026 já tem data marcada: acontecerá de 29 de agosto a 6 de setembro de 2026, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul, mantendo sua posição como um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, com foco em pecuária, agricultura, inovação e negócios.
OUTUBRO

A próxima edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será nos dias 28 e 29 de outubro de 2026 e terá como tema “Nutrientes para a vida, saúde para o planeta. O agrotropical brasileiro alimentando o mundo inteiro.”
“Já abrimos a pré-venda exclusiva para o CNMA 2026, com preço promocional especial. É uma oportunidade para quem quer garantir presença nessa jornada que só cresce ano após ano. O futuro do agro é feminino, colaborativo e sustentável, e o CNMA é a prova viva disso”, destaca a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA desde a primeira edição, Renata Camargo.
Renata. Para se inscrever, acesse https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/.
NOVEMBRO
Uma das principais feiras dedicadas à pecuária leiteira do Brasil, a ExpoFrísia passará a ser realizada em uma nova data a partir de 2026. O evento, que chega à sua 19ª edição, deixa de acontecer no fim de abril para ser realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).
Segundo Eduardo Ichikawa, gerente executivo de Pecuária da Cooperativa Frísia, a mudança de data atende a uma solicitação dos expositores de animais. “A nova data permite um preparo melhor dos animais ao longo do ano, além de existir uma maior chance de disponibilidade pela concentração de partos no inverno. Considerando eventos como ExpoFrísia, Expoleite e Agroleite, o criador passa a ter um intervalo maior entre as feiras, o que facilita o planejamento”, explica Ichikawa. Atualmente, a ExpoFrísia acontece em abril, a Expoleite em julho e o Agroleite em agosto, o que deixa um intervalo curto entre as exposições da região.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a ExpoFrísia reúne o que há de melhor em genética e manejo animal, além de apresentar bovinos da raça holandesa, julgamentos técnicos, Clube de Bezerras — que incentiva o manejo e o cuidado com os animais entre os jovens — e a tradicional Copa dos Apresentadores, que conta com a participação de cooperativas parceiras.
